domingo, 25 de setembro de 2016

Debate Hillary x Trump

                              

        Espera-se público récord nesta 2ª Feira, no primeiro debate entre Hillary Clinton e Donald Trump. Em verdade, um público de cem milhões de assistentes, o que o colocaria no nível de assistência do chamado SuperBowl - que é a final do torneio de futebol americano.
        Até hoje, a maior assistência terá sido a do debate entre o Presidente Jimmy Carter e Ronald Reagan, que andou pelos oitenta milhões. Já o primeiro debate entre Obama e Mitt Romney, em 2012, chegou a 67 milhões.
        No entanto, nem sempre o primeiro debate é decisivo. Veja-se, por exemplo, o embate entre Obama e Romney, em que um presidente pouco focado deu alguma vantagem ao contendor republicano.
        Há outro primeiro debate, considerado por alguns como muito importante: aquele entre o vice Albert Gore e o desafiante George W. Bush.  Na avaliação, dizem que Bush jr. levou vantagem, o que terá contribuído para a sua vitória.
         Francamente, não entendo esse raciocínio. Se tivermos presente que Albert Gore ganhou na contagem popular da eleição, e perdeu somente porque a Suprema Corte, por primeira vez na história americana, interveio pesado na eleição, mandando sustar a contagem dos votos na Florida (em que Gore levava vantagem), é sumamente dificil misturar esses dois fatores: vitória no tapetão, como foi a de Bush, com desempenho em debate televisivo...
           De qualquer forma, esse primeiro encontro entre os dois candidatos - Hillary e Trump - poderá dar a medida dos contendores. "Vitórias" nesses debates podem até ocorrer,  embora as conclusões respectivas, pela subjetividade envolvida, tendem - na maioria dos casos - a  serem bastante dúbias.
           

( Fonte:  The New York Times )     

Nenhum comentário: