domingo, 4 de setembro de 2016

Lembranças de meu Padrinho Chico

                  

         Francisco Severino Lanzetta era o seu nome. Casado com a minha tia Deborah, eles formariam um casal feliz, mas sem filhos. Quando nasci, meus pais os escolheram para que me levassem à pia batismal. Dada a minha tenra idade de então, lamento não estar em condições de informar em que Igreja - católica, é claro - fui batizado. Suponho, no entanto, que tenha sido na cidade de Rio Grande (sou natural de um longo parto, de cerca de vinte horas, no hospital São Francisco Xavier, em Porto Alegre).
         As primeiras imagens foram tiradas em bairro novo de Rio Grande, onde apareço com as gorduras características da tenra idade entre seis e oito meses, deitado em sofás de palha na varanda de bangalô que ficara em área próxima da Swift, o frigorífico americano em que trabalhava Chico.  
          Outra lembrança que tenho da infância foi da viagem que fizemos, o padrinho e eu, em barco a vapor que nos levou de Rio Grande, quase na saída da Lagoa dos Patos, até Porto Alegre. Lembro-me de camarote apertado e os beliches correspondentes.
           Quanto à vestimenta que levava, a sua  estranha composição foi logo entrevista, ainda que à distância,  por minha mãe.
          Do cais acenaram para Chico e o infante que levava, um tanto desajeitado, no colo. A maneira com que ele me vestira seria assunto na família e prato para boas, mas simpáticas risadas.
           Chico era descendente de italianos, como o sobrenome o indicava. Segundo hoje me lembro, toda a sua postura relembrava o jeitão desse povo, simpático, extrovertido, mas por vezes de gestos bruscos, meio desajeitados.
                Como então se dizia, ele acompanhava o século, havendo nascido em 1900.

           Desses primeiros tempos, a única imagem que sobrenada na memória, guardada decerto por acaso, em relances sem princípio nem fim, é a de Chico dirigindo na precária pista de areia dura da praia do Cassino, um Ford modelo 34. Lá estou eu, o vendo entrar e sair nervoso do auto. Mas não me perguntem mais nada, porque para mim esse filme acaba aí. 

Nenhum comentário: