terça-feira, 22 de maio de 2018

Será avvocato o futuro Premier ?


                                  

          O presidente da Itália, Sergio Mattarella,  recebeu afinal a indicação por M5S e Liga de sua proposta para Primeiro Ministro.  Trata-se do advogado Giuseppe Conte, de 54 anos, que é professor de Direito Civil, na Universidade de Florença, tem um grande escritório de advocacia, carreira acadêmica prestigiosa, mas nenhuma experiência política.

            Para que assuma o encargo de formar o gabinete, terá de ser aprovado pelo presidente Mattarella. A sua falta de passado político está sendo criticada pela imprensa, a começar pelo prestigioso La Repubblica, que em editorial afirmou que "será um primeiro-ministro sem poder".  E acrescentou: " O M5S  e a Liga não conseguiram chegar a acordo sobre um político de peso para chefiar o governo, e foram forçados a nomear um tecnocrata".

            Atendidos os ambiciosos planos dos dois partidos em termos de legislação, e os possiveis scontri  com a U.E., se ele realmente quiser levar a sério a própria posição, Conte terá, se  aprovado, a oportunidade de afirmar-se no campo italiano como uma promessa. 

             Como desafio, não é dos menores.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: