terça-feira, 1 de maio de 2018

Do Suicídio do Reitor Cancellier


        

           Segundo reporta o Estado de S.Paulo, um dos argumentos usados por ministros  do Supremo para defender que a Polícia Federal faça delação premiada é que... a medida enfraquece o poder do Ministério Público, o que semelha no mínimo questionável.
           Esse raciocínio me parece para lá de dúbio, porque não se trata de reforçar ou debilitar esta ou aquela corporação. O Estado - e não me estou referindo obviamente ao jornal - não deve ter outra preferência do que aquela da capacitação relativa da instituição a exercer esta ou aquela tarefa.
           O vergonhoso inquérito a que a P.F. submeteu o reitor Luiz Carlos Cancellier, da Universidade Federal de Santa Catarina, supostamente culpado de integrar "esquema criminoso" que teria desviado "oitenta milhões de reais", teve resultado sombrio, pois levou um homem honesto ao suicídio.
          Como assinala a reportagem de capa da VEJA desta semana, por causa de acusação irresponsável, na operação da PF os agentes prenderam sete pessoas, entre as quais o professor Luiz Cancellier de Olivo, então com 59 anos, reitor da Universidade.  Cancellier foi então algemado, agrilhoado pelos pés e submetido à revista íntima.  De uniforme cor de laranja, permanece trinta horas detido, parte delas em presídio de segurança máxima, e, ao sair, fica proibido de pisar no campus da universidade, até ser liberado por ordem judicial.
          Tão traumática experiência, de um sádico tratamento de choque, cuja premissa é a alegada culpa escrachada do suspeito, a que se intenta não só desmoralizar, mas também aniquilar no mais fundo recesso do próprio auto-respeito, tal inominável tratamento possui turbadoras características que recordam as penalidades impostas pelo nazi-fascismo. Não surpreende, portanto, que esse violento, boçal tratamento de choque deixe em Cancellier indelével cicatriz, que é tanto mais sensível pela estúpida, arbitrária e fundamente injusta intrínseca violência desta atitude cujas raízes decerto se encontram nas mais façanhudas ditaduras.
          Com essa funda e de todo inesperada brutal violência, surpreenderá acaso que um homem inocente e íntegro, profissional conceituado, merecedor das atenções a que fazem jus os homens de bem, e que, por certo, em um cenário de justiça e de respeito, tinha todos os motivos para sentir-se intelectual e profissionalmente realizado, como se há de imaginar que um justo venha a receber um tratamento que se dispensa aos réprobos e criminosos?
          Poderão aqueles surpreender-se diante do tratamento de choque que encenaram,  dezoito dias depois da humilhação sofrida - e quanto mais injusta ela é, não só na acusação, mas também na crueldade de um ritual em que a vítima sequer possui o direito da presunção de inocência. Como se estivera, de repente, nas mãos de um boçal delegado interiorano, não surpreende decerto que as defesas naturais do ser humano tenham caído e de forma repentina, tal o inominável, estúpido e de inacreditável injustiça ritual acusatório, que na sua intrínseca, medieval mesmo violência, se abate sobre ele, e lhe impõe toda sorte de humilhação, como se triturar o ego de um homem, e denegar-lhe a qualidade do próprio caráter constituam as regras para a destruição do amor-próprio, do auto-respeito do Magnífico Reitor.
          Diante do tratamento que lhe foi imposto, e com as suas bárbaras características, que começam pela falta de qualquer atenção para com a pessoa acusada, a quem se dispensa um ritual que visa a triturar-lhe o próprio ego,  eis que as suas premissas constituem um espelho às avessas.
          Será preciso vestir-se de muito cinismo se se ousa encenar esse procedimento, que não espantaria a Dante Alighieri, se ele, pela súbita intentada destruição de seu conceito profissional e da própria auto-dignidade, leva   Cancellier a tal gesto extremo.
         Na campa do cemitério de Florianópolis, ali encontraremos o granito que mostra aos pósteros quem cometeu a mais corajosa afirmação de auto-respeito com que defenderá para sempre a lisura, a inteligência e a grande qualidade do próprio  trabalho. E será com a coragem extrema de quem não hesita sacrificar o próprio ser aos vis intentos que buscaram diminuí-lo e escarnecê-lo, ele se suicida, como homem e profissional digno que sempre foi e será, lançando-se do 7º andar de um shopping center em Florianópolis.
          Passados sete meses da tragédia que desabou sobre um inocente, a revista VEJA teve acesso às seis mil páginas do inquérito e as oitocentas do relatório final da investigação.
         Como VEJA enfatiza "é uma leitura perturbadora pelo excesso de insinuações e escassez de provas".
          Do pobre Reitor, que, ao cabo de tudo, surge como homem honesto que sempre foi - há de convir-se que nesse Brasil de hoje Cancellier pagou preço demasiado alto para ser submetido à ânsia de corporações, que partem do pressuposto de que alguém é culpado e condenado antes mesmo de ter direito a exame digno, imparcial e equilibrado, das acusações e do próprio conceito funcional. Da ânsia fascista que logra destruir  a autoestima de um homem profissionalmente respeitado, e que o joga ao mais fundo do desespero - que é aquele de ser vilipendiado por eventual conduta e supostos crimes de que hoje é reconhecido que  será para sempre inocente - restam apenas as marcas macabras da própria lápide no cemitério Parque Jardim da Paz, em Florianópolis.
           Aonde se acobertam os canalhas que, por motivos decerto inconfessáveis, lograram armar um processo mais próprio da Inquisição - em que ali, os verdadeiros infelizes já adentravam as lúgubres salas, torturados e com a cabeça a prêmio?
            Todo esse procedimento autoritário - em que alguém já entra culpado nas salas de interrogatório - está resumido na reportagem da VEJA.  A pressa e a ambição de colher mais um culpado já na leitura das páginas do semanário perturba ao leitor. "O relatório dispara uma fuzilaria verbal contra o Reitor. Afirma que "Cancellier detinha pleno conhecimento sobre o funcionamento  e a dinâmica das fundações e de todas as irregularidades." Assegura, ainda, que o reitor "agiu decisivamente em condutas impugnadas nesta investigação" e participa de uma "orcrim" (abreviação policiesca para organização criminosa).
             "O aspecto alarmante é que as afirmações do relatório não se baseiam em provas conclusivas. Não há um depoimento peremptório, um documento inequívoco, uma prova cabal. O texto limita-se a especular sobre a intenção de troca de funcionários e sobre o conteúdo real de conversas no WhatsApp, a apontar a estranheza de algumas coincidências, e chega até a fazer referências a fofocas e "comentários".  O Ministério Público Federal, num sinal de que não considera o trabalho acabado, já pediu mais 180 dias para examiná-lo.
               "Ao final, os investigadores pedem o indiciamento de 23 pessoas, com base  na suposta ocorrência  contumaz de pequenos golpes praticados por funcionários e beneficiários de bolsas do governo.( ...)  Também sobre os 23 listados.os elementos e indícios são frágeis. Ficam na esfera das possibilidades, desconfianças, suspeitas vagas. A leitura das 6000 páginas do inquérito, mas principalmente das oitocentas páginas do relatório final, passa a impressão de que a PF, acuada pela suspeita de que agiu de modo arbitrário ao pedir a prisão do reitor, se empenhou em superdimensionar as acusações, dando-lhes cores mais intensas do que a prudência recomendaria."
                   A reportagem da VEJA continua, mas o leitor fica com a impressão de que há uma perda trágica de tempo, na medida em que crescem as suspeitas de que o Reitor Cancellier foi a vítima da vez, perseguido  por ambições inconfessáveis e por ímpetos que lembram outros tempos, cruéis decerto e demasiado apressados para chegar à suposta verdade, dentro da mentalidade de que o réu de um processo desse gênero, inquisitorial e apressado, é o culpado, que, por esta ou aquela razão, já está condenado de antemão.
                     Essa gente, que se prefere não definir, não contava com a coragem extrema da vítima da vez.
                      Mas além de não confinar o pobre Cancellier àquela lápide,  cumpre que nesse Brasil se reconheça um homem honesto e digno, que não hesitou em realizar o ato extremo, na falta de outro para convencer a horda de que se tratava de uma pessoa respeitada na sua profissão, e que não trepidara em pôr a própria existência como prova inconfutável[1].

( Fontes:  Veja, Dante Alighieri (Commedia) )


[1] Do latim confuto - suprimir, restringir, conter.

Nenhum comentário: