quinta-feira, 31 de maio de 2018

A greve e os Jornalões


            

         Os jornalões dão as cifras para a paralisação, que a seu ver agoniza. A maior violência resultou de confronto entre caminhoneiros. Em Rondônia, em atrito entre motoristas, José Batistella, de setenta anos, morreu, atingido na cabeça por pedra atirada contra o próprio caminhão.
         Já na Régis Bittencourt, em São Paulo, caminhão tombou após ter sido atingido por pedra. Por sua vez, na Anhanguera, equipe de reportagem da EPTV São Carlos, afiliada da TV Globo, foi agredida, em Leme (SP)
        Por outro lado, se a paralisação agoniza, deixa rastro de perdas que devem chegar a 75 bi. Além disso, compromete o PIB, estimula greves e gera inflação.
       Na operação para desobstruir vias, atuaram cerca de seiscentos militares, armados de fuzis e metralhadoras. 
       Ontem, quarta-feira, 30 de maio, o Ministro do Supremo Alexandre de Moraes ordenou que 96 transportadoras paguem em quinze dias R$ 141,4 milhões, em multas por não liberarem estradas.
        Em óbvia tentativa de aproveitar o movimento grevista, repontou intento oportunista em unidades da Petrobrás. Desrespeitando liminar do Tribunal Superior do Trabalho, petroleiros iniciaram paralisações no início da madrugada de 4a. feira, dia trinta.
        Para o TST, a mobilização é política e sequer tem pauta de reivindicações.  Por outro lado, a categoria aprovou a greve em protesto contra o plano de venda de ativos da estatal e pede a demissão do presidente da Companhia,  Pedro Parente. 
       Na terça 29, Petrobrás e AGU (Advocacia-Geral da União)  foram ao TST pedir liminar para impedir a mobilização. A juíza Maria de Assis Calsing determinou multa para os sindicatos que impedissem o livre trânsito de pessoas às instalações da estatal.
       Com a desmobilização dos caminhoneiros, os sindicatos ligados à Petrobrás perderam importante apoio.  A categoria diz que a paralisação atual é uma advertência à estatal e ameaçam greve por tempo indeterminado.

( Fontes: Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo )

Nenhum comentário: