quinta-feira, 31 de maio de 2018

De novo, a Censura ?


                                               
            A verdade tem o vezo incômodo de reaparecer sempre, por mais que se deseje, por algum motivo, importante ou não, ocultá-la.  Pelo menos, é a impressão que transmite o brusco despacho do Ministro Ricardo Lewandowski ao pedido de O Estado de S. Paulo de que seja reconsiderada a decisão ou que o caso seja submetido à análise da Segunda Turma do Supremo.
             Essa questão, entre outras coisas, concerne um dos primeiros tópicos de que se ocupou este blog, empenhado, como parece óbvio, em defesa da liberdade de expressão.  Nesse contexto, semelha oportuno ao blogueiro transcrever parte do artigo "Estado recorre de decisão de Lewandowski no caso Boi Barrica":
           "Ao recorrer da decisão do ministro, o Estado alega que a manutenção da censura afronta garantias e direitos assegurados pela Constituição Federal, como a livre manifestação e a liberdade de imprensa. Os advogados também ressaltam a "estranheza" com a "teratológica situação jurídica" a que se submete o jornal, que se acha impedido de divulgar informações de "irretorquível interesse" do País.  "A decisão do ministro Lewandowski significa prorrogar ainda mais esse Estado de censura que o Supremo tem condenado várias vezes. Tenho esperança de que o ministro revendo o assunto reconsidere a decisão que proferiu e mande processar o recurso extraordinário. São dois direitos conjugados: o direito da imprensa de prestar a informação e o direito da coletividade de recebê-los, disse o advogado do Grupo Estado Manuel Affonso Ferreira. "Espero que não tenhamos  que esperar mais oito anos e nove meses pela decisão a ser tomada", afirmou Affonso Ferreira, em referência ao período de censura imposto ao Estado, que completa hoje 3.166 dias. A censura se reporta à publicação de gravações no âmbito da Operação Boi Barrica que sugerem ligações do então Presidente do Senado, José Sarney, com a contratação de parentes e afilhados políticos por meio de atos secretos."

( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )       

Nenhum comentário: