sábado, 12 de maio de 2018

Colcha de Retalhos F 24


                               

Gilmar libera Paulo Vieira, ligado ao PSDB

         O Ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a prisão do ex-diretor do Departamento de Engenharia da Dersa,  , que é apontado como operador do PSDB.

          O ex-diretor estava preso desde  6 de abril p.p. Para Gilmar, a prisão preventiva de Souza  não "encontra amparo em fatos",

          Sem embargo, a prisão preventiva do ex-diretor da Dersa foi decretada a pedido do Ministério Público Federal, em função de "três supostas ameaças à integridade física da também acusada Mércia Ferreira Gomes", que é ex-funcionária terceirizada da Dersa. O processo em que os dois são acusados investiga desvio de recursos de R$ 7,7 milhões da Dersa, entre 2009 e 2011 - nos governos dos tucanos José Serra (2007 - abril 2010) e Geraldo Alckmin (2011 - abril de 2018). Na segunda oportunidade, ela teria sido empurrada. Nas outras duas, as ameaças foram verbais. Em nenhum dos casos houve registro policial", diz o Ministro Gilmar na decisão.


Numa semana STF envia 65 processos para outras instâncias


           Como se sabe, a transferência é resultado da decisão da Corte de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores. Proposta pelo Ministro Luis Roberto Barroso, a sua iniciativa foi acolhida com presteza pela Corte. 
           Pela estatística, Marco Aurélio Mello re-enviou 21casos; Celso de Mello, catorze; Dias Toffoli, dez; Luis Roberto Barroso, nove; Alexandre de Moraes, sete; Edson Fachin, dois; Cármen Lúcia, presidente, um; e Luiz Fux, também um.
           Segundo apurou a reportagem de O Estado, o ministro Ricardo Lewandowski deve declinar a competência de outros trinta processos.
           Até o presente, o deputado federal Roberto Góes (PDT-PA) responde pelo maior número de processos remetidos para a primeira instância: são seis ações penais, encaminhadas à Justiça Estadual do Amapá.
           Em segundo lugar na lista aparece o deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), que já teve retirados do STF quatro processos que investigam crimes contra a ordem tributária. Na sequência, vem o deputado Alfredo Kaefer (PP-PR), com três processos retirados.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )        

Nenhum comentário: