segunda-feira, 28 de maio de 2018

Itália: Crise de Governo


                                     

          Talvez a indicação pelo Premier Giuseppe Conte de Paolo Savona, um eurocético, como Ministro das Finanças, tenha sido o passo em falso, que forçou o Presidente Mattarella a afastá-lo, dentro de seu papel constitucional.
          Há também gente que especula sobre os "embelezamentos" acadêmicos no curriculum vitae do Primeiro Ministro Conte, mas tudo leva a crer que a primeira hipótese seja a mais provável.
          Tanto a Liga, quanto o Movimento Cinco Estrelas estão indignados contra Mattarella, embora este esteja dentro de seu papel constitucional, e por isso os dois partidos majoritários se vêem, em fim de contas, forçados a engolir a intervenção do Presidente da República.
           De qualquer forma, nada está assegurado quanto ao próximo prémier.  Mattarella indicou Carlo Cottarelle como sua escolha para  presidente do Conselho,  mas semelha pouco provável  que os dois partidos majoritários no Parlamento venham a aceitá-lo.
           Por outro lado, Salvini,  chefe da Liga (extrema direita) já fez saber que em hipótese alguma aceitaria a Berlusconi como solução de compromisso...
           De qualquer maneira,  os ânimos parecem mais esquentados que de hábito no Parlamento italiano.

( Fonte: CNN )

Nenhum comentário: