domingo, 6 de maio de 2018

Navalny na cadeia, Putin no Kremlin!


                           
        Às vésperas do quarto 'mandato' de Vladimir Putin, o atual líder da Oposição Alexei Navalny, saído de mais uma prisão, convocou os seus partidários - e são tantos que o presidente Putin o impediu de concorrer contra ele... Corajoso, carismático e correto, Navalny vê crescer-lhe o apoio no povo russo. Para afastá-lo da concorrência, o sistema Putin inventou processo no interior por obscura infração cometida pelo popular candidato oposicionista. É de achar-se graça - se alguém não quiser chorar - que o presidente Putin, toda vez que tenha de cumprir com o ritual da democracia, trate de afastar por arcanos delitos o rival que lhe ponha em perigo a presidência.
          A mídia, com a sua notória extraprudência, que em outros rincões tem nome diverso, passa com pés leves e rápidos, sobre esses aspectos, digamos, algo escabrosos do presidente de todas as Rússias. E, em número de anos no poder, não é que ele se aproxima do camarada Josef Stalin? Com essas eleições, e se a deusa Fortuna continuar a cooperar, alguém acaso abriga alguma suspeita de que gospodin Putin só  deve guardar ambages com a corporação de Hipócrates?
           Ressurgindo após o forçado afastamento, e continuando com grande e inoportuna popularidade para o imperante esquema, a polícia russa logo tratou de prender (de novo!) a Alexei Navalny, e logo na Praça Pushkinskaya, no centro de Moscou, onde jovens entoavam palavras de ordem contra o presidente Putin. Antecipando-se à ritual prisão, Navalny logrou dirigir breves palavras à multidão, declarando-se feliz pela circunstância de que tanta gente houvesse atendido ao próprio chamado...
           Como seria de esperar, os protestos não se limitaram a Moscou.  Irromperam também em São Petersburgo e na Sibéria.  Nesse contexto, segundo a OVD Info, grupo de defesa dos direitos humanos, houve por conta dos distúrbios 1029 pessoas detidas em 19 cidades da Rússia, sendo que 475 manifestantes apenas em Moscou.
            Se as Parcas estiverem de acordo, Vladimir V. Putin tem emprego garantido até 2024 (os mandatos agora são de seis anos!), e ele deverá continuar no poder a ponto de superar, afinal, um obscuro senhor de nome Jozef Djugachvili, aliás Stalin, que, coitado, não pôde completar a sua meta de trinta anos no poder!

 ( Fontes: O Estado de S. Paulo, Nouveau Petit Larousse Illustré )

Nenhum comentário: