segunda-feira, 14 de maio de 2018

Reconstituição : utilizada HK MP5


                        
          Foi utilizada no crime que matou Marielle e o motorista Anderson a submetralhadora HK MP5.
           Era a indicação crucial de que careciam os investigadores do megacídio do Estácio. Esse tipo de arma já é considerado obsoleto, e por isso não costuma ser usada em operações policiais.  Ela deixa policiais em desvantagem em confrontos com traficantes, pois seus disparos não têm longo alcance. No Rio, é empregada por equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil, em escolta de presos ou incursões em comunidades conflagradas.
            Segundo especialista, que pediu para não ser identificado,  "mesmo obsoleta, a submetralhadora tem boa precisão, e conta com três pontos de apoio. Agrupa os tiros no ponto mirado pelo atirador".
             Na reconstituição do assassínio de Marielle e Anderson foram efetuadas seis rajadas com armas diferentes. Os peritos tinham como escopo ensejar que 4 testemunhas do crime comparassem o som dos tiros, para apontar o mais parecido com o que ouviram na noite de catorze de março.
              Entre as testemunhas presentes estava uma assessora de Marielle que, no momento do assassinato, viajava ao lado da vereadora no banco de trás do carro dirigido por Anderson. Atualmente, ela está no exterior, e só veio ao Rio para a reconstituição do crime.  Ao falar da ocorrência, chorou copiosamente.
             O ex-PM Orlando de Curicica e o vereador Marcello Siciliano (PHS) foram envolvidos no crime por testemunha-chave do inquérito, que prestou quatro depoimentos à DH,em troca de proteção policial.  Ela trabalhava para Orlando e disse que presenciara conversas entre o ex-PM e o vereador Siciliano sobre a "necessidade" de matar Marielle, que atrapalhava ações de um grupo paramilitar na Zona Oeste.  Segundo a testemunha, quatro homens foram encarregados da execução, incluindo um PM da ativa e um policial reformado.
               O próprio ministro da Segurança Pública Raul Jungmann confirmou que Orlando e Siciliano estão entre as pessoas investigadas por suspeita de envolvimento no duplo homicídio. Os dois negam.

( Fonte:  O  Globo )    

Nenhum comentário: