terça-feira, 8 de maio de 2018

Notícias do Desastre venezuelano


                             
         O vice-presidente Mike Pence anuncia, em discurso na OEA, novas sanções contra três cidadãos venezuelanos e 20 empresas por ligação com o narcotráfico e lavagem de dinheiro (16 com sede na Venezuela e quatro no Panamá).
         Segundo Pence, os governos da América Latina deveriam unir-se aos Estados Unidos e punir cidadãos venezuelanos ligados ao regime de Nicolás Maduro.
         Entre as medidas preconizadas pelo vice de Donald Trump: ações que impeçam a lavagem de dinheiro, imponham restrições à concessão de vistos e responsabilizem Maduro  pela 'destruição da democracia' no país.
          A par disso, Pence igualmente preconizou o adiamento das eleições presiden- ciais convocadas para o dia vinte deste mês, e a expulsão da Venezuela da OEA - Caracas anunciou sua saída da organização em abril de 2017, mas tal ainda não se concretizou.
            Dirigindo-se retoricamente a Maduro, o vice americano afirmou: "Suspenda esse simulacro de eleição. Realize eleições reais, dê ao Povo da Venezuela escolhas reais, pois o povo da Venezuela merece viver em uma democracia de novo." Ainda segundo Pence, as eleição serão uma fraude marcada pela ausência de opositores, intimidação de eleitores, manipulação de votos e mudanças de última hora de locais de votação.
             O Panamá é o único país da região que impôs sancões contra venezuelanos ligados ao regime de Maduro.  O Itamaraty, no governo Temer, resiste a medidas unilaterais sob o argumento de que só apoia sanções aprovadas pelas Nações Unidas.
         Samuel Moncada, vice-ministro de Relações Exteriores da Venezuela, acusou Pence de conclamar a região a cometer um "crime internacional", na forma de sanções contra seu país, as quais não contam com a chancela das Nações Unidas.  Nessa linha, Moncada afirmou que o governo Trump é "racista", "intolerante" e "agressivo" e representa a maior ameaça à região.
              A Venezuela vive crise sem precedentes que já levou 1,5 milhão de vene-zuelanos a se refugiarem em países vizinhos, em especial, Colômbia e Brasil. Ontem, Pence foi além das críticas dirigidas à Venezuela, e afirmou que a "nuvem escura da tirania " também afeta Cuba e Nicarágua.
               O principal alvo das novas sanções anunciadas pelo vice Pence é Pedro Luiz Martin Olivares, ex-diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). Em 2013, ele foi indiciado por um júri na Flórida sob a acusação de narcotráfico. Os outros atingidos são Walter Alexander del Nogal Márquez e Mario Antonio Rodriguez Espinoza, ambos associados a Olivares. São acusados de narcotráfico e se unem a uma lista de cinquenta autoridades da Venezuela afetadas por sanções dos Estados Unidos.

( Fonte: O Estado de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: