segunda-feira, 28 de maio de 2018

Nas fotos, a Verdade


                                         

       A primeira página de O Globo diz mais do que muitas declarações e discursos. Quando o Governo cede, não o faz em abstrato. Ele está cedendo o direito ao abastecimento da comunidade, e o faz não em proveito de todos, mas atendendo a reivindicações de segmentos de caminhoneiros, que se prevalecem de uma distribuição desde muito descurada.
        E como dizia acima, a foto não mente. Prevalecendo-se de uma situação de constrangimento ilegal, um preposto grevista confere manifesto de carga, para verificar o destino de entrega do combustível.
        Enquanto o motorista aguarda, diante da autoridade de fato, essa revisa o documento, como se para tanto dispusesse do direito.
        O Governo Temer errou - e errou feio - ao pensar que 'resolveria' a situação  se transigisse com quem descumpre a ordem estabelecida pela lei. Não será através de remendos e de emplastos que se consertará o que está errado.
         A Greve - e se agregarmos o Locaute, pior ainda -  não resolverá o problema. E mais ainda, transigir com os grevistas, sem qualquer negociação.
         A força do Governo está em ser instrumento de situação estabelecida pela Lei. Se ele a desconhecer, e partir para soluções de "remendo", como foram até agora as supostas intervenções do Estado, ele está, e de forma bastante clara, reconhecendo a autoridade de uma greve ilegal, e que vai em contra aos direitos de toda a Comunidade Nacional.
        Não será através de band-aids e esparadrapos, que se há de consertar esta situação. 
         Se a solução da crise não pode passar pela Petrobrás, como foi a orientação do governo anterior, tampouco se pode discutir a solução de situação porventura errônea em termos de uma comunidade em detrimento da Nação.
          Não é o momento de pôr o carro adiante dos bois, nem de fazer reformas sob a coação de um movimento grevista.
          Se os preços estão defasados, e setores estão em desvantagem,  que se regularize tão pronto quanto possível a situação.
           Mas tal jamais poderá ser feito com a faca na garganta, nem com remendos, como os recomendados pelo Governo Temer.  
            Não vamos despir uma parte - no caso a Petrobrás - para vestir outra. Como já foi dito, não será com remendos desse gênero, que se resolverá a situação.
              Como na foto do jornal, vamos colocar as pessoas no seu lugar.  Lugar de operário não é o de revisar conhecimentos, nem de autorizar  trânsito de caminhão. E por trás  do encarregado da carga, que vem alguém, investido pela força e não pelo direito, revisar-lhe os documentos,  vamos cuidar de pôr ordem nesse galinheiro.
              Se o governo não deve ceder por ceder,  porque a autoridade do Estado não deve agir por imposição de quem quer que seja, e sim pela autoridade que lhe foi investida, e que cuida de proteger  o Estado e a quem ela deve cuidar em primeiro lugar, i.e., o Povo brasileiro, e a mais ninguém.
               O governo Temer errou - e errou feio - em transigir sob a chantagem dos grevistas.
               Um governo governa para cuidar das questões e problemas de toda uma comunidade. Por isso, não pode desconhecer  locautes (que são ilegais),  nem admitir que a ilegalidade prevaleça.
                É mais do que tempo de pôr ordem nesse galinheiro.  E não será transigindo com a ilegalidade - nem permitindo que órgão público, como a Petrobrás, venha a bancar essa festa - que se há de resolver tal problema.  
                Presidente Temer - com grevista, e a fortiori em assunto de interesse de toda a comunidade nacional -  não se deve, como princípio, transigir.  Se o assunto é sério, e complexo, que se parta para a solução.  Pela sua posição, o senhor tem todas as condições de impor a Lei.
                  Mas não se esqueça que o Senhor age em função do direito de toda a comunidade nacional.  E que uma reforma ampla e abrangente, se justa e oportuna, será sempre melhor do que um remendo, por mais bonito que este pareça.
    
                   


Nenhum comentário: