quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Vitória de democrata em Alabama

                    

      O que não parecia  provável, mas apenas possível,  acabou acontecendo, dados os escândalos sexuais do candidato republicano Roy S. MooreDoug  Jones, o democrata, que não parecia ter chance alguma em estado que no passado recente sempre votara republicano, através de campanha em que enfatizou os erros e os escândalos  do adversário, tornou-se real possibilidade, que para surpresa de muitos se concretizaria  na madrugada de quarta-feira, quando a derrota do adversário se configurou  de forma inegável.
       Ao invés de tentar responder no que tange às questões levantadas acerca de abuso sexual de mulheres,  Mr Moore preferiu ausentar-se do estado na última semana antes do dia D, o que nas condições em que se achava a própria candidatura já quase  significou  a sua aceitação da derrota. Se o apoio do presidente Trump tardara em vir, ele passou alguma força à sua campanha, mas os fatores contrários eram demasiados, e prevaleceram ao final.
        Com este resultado, complica-se e muito a situação do GOP no Senado. A sua maioria desce para um solitário voto,  abrindo a concreta  possibilidade de que no ano próximo, com as eleições gerais,  os democratas logrem obter a maioria no Senado.
         Até na Câmara de Representantes tal perspectiva não pode ser afastada, a despeito de que o maior número de deputados sejam ainda eleitos em estados em que há o gerrymander para favorecer os republi- canos.  Mas sonhar não é proibido, e quem sabe teremos em 2019 Nancy Pelosi, como Speaker na Câmara de Representantes.
           Sem embargo, com os escândalos da presidência Trump - e a sua situação alegadamente frágil diante do Special Council  Robert Mueller III - nada parece impossível...


( Fonte: The New York Times ) 

Nenhum comentário: