quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A Via Crucis de Lula

                                            

          O processo mais avançado é o de obstrução de Justiça no caso derivado da delação do ex-Senador Delcídio do Amaral (sem partido- MS) na Lava Jato. Conclusa para sentença, a ação penal é conduzida pelo juiz substituto Ricardo Leite e deve ser decidida ainda este ano.
          Em setembro, o Ministério Público Federal pediu a absolvição de Lula e do banqueiro André Esteves no caso.
2.        Também relacionado à Lava Jato, o processo da operação Janus é o segundo na lista de mais adiantados. As audiências devem ser realizadas em fevereiro, já que em janeiro há dificuldade no compareci-mento de testemunhas.
3.          Nesse cenário, a sentença é esperada para os meses de abril ou maio. Lula responde, nesse processo,  por corrupção,  lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência por supostamente ter recebido valores da Odebrecht por meio de uma empresa do sobrinho de sua ex-mulher, Taiguara Rodrigues.
4.           Segundo o MPF, "as práticas criminosas ocorreram entre, pelo menos, 2008 e 2015 e envolveram a atuação de Lula junto ao BNDES e outros órgãos sediados em Brasília com o propósito de garantir a liberação de financiamentos pelo banco público para a realização de obras de engenharia em Angola".
5.            Carros. Lula responde a outros dois processos, no âmbito da Operação Zelotes. Um é sobre suposta aceitação de promessa de vantagem indevida de R$ 6 milhões para favorecer montadoras na edição da medida provisória 471, de novembro de 2009. A previsão é de que, neste caso, a realização das audiências das testemunhas de defesa e acusação aconteça entre os meses de março e abril. A meta na Justiça Federal é que o processo esteja concluso para sentença no mês de junho.
6.             Já o processo sobre suposto tráfico de influência e corrupção na compra dos caças Grippen estava paralisado para cumprimento de cartas rogatórias, quando é necessário ouvir pessoas fora do País ou em localidades fora de Brasília, e deve ter seus interrogatórios realizados em fevereiro. A previsão é de que em março o caso esteja concluso para sentença do juiz Vallisney de Souza Oliveira.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: