segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Maduro: Corrupção e Incompetência

                   

         Quando supostos salvadores da pátria, morrem, legam a quem deixam como sucessor dupla maldição: incompetência e corrupção.
          Se podem subsistir dúvidas sobre o que venha primeiro,  se a incompetência ou a corrupção, talvez na pobre Venezuela se possa atalhar a dúvida pela raiz, ao dizer que, no caso da infeliz pátria de Bolivar, semelha dizer quem chegou primeiro, como no célebre problema infantil, se ovo ou galinha.
          Hoje - será forçoso dizer - é um falso problema.
          Feito o leito, o indicado governante nessa quase monárquica sucessão nos mostra pela própria inépcia que se trata de um reles, porque claro enigma.
          Se o coronel Chávez, que desencadeara o processo da crise democrática na Venezuela,  cometera erros garrafais no seu governo: (a) pensou que a riqueza do petróleo era eterna; (b) poderia transformá-la em instrumento de poder - e vou repetir: quase doando o ouro negro a Cuba e outros países carentes com cotações subsidiadas; e (c) pensando que o passageiro era perene, desviando os rendimentos da grande riqueza venezuelana para a afirmação política (que é, por essência, transitória) para igualmente subvencionar  uniões internacionais como a OEA chavista, que era apenas criatura do próprio (fugaz) orgulho.
          Em meio à obra que reputava prioritária, lhe ceifou a doença.  Poder-se-á atribuir à enfermidade haver bafejado a Nicolás Maduro como o próprio sucessor.     
           O desastre conjuminado pelo herdeiro é tal que poupa ao comentarista  maiores observações. Pois na verdade,  Maduro tem a parca habilidade dos governantes ineptos. Chávez empunhara o mando por dezenove anos. A sua morte foi revelada a cinco de março de 2013, mas teria ocorrido a trinta de janeiro...  Esse truque de carteado - tão irrelevante quanto à significação - teria sido jogo de cena do já sucessor (o vice Nicolás Maduro) para assegurar-se que a herança do caudillo lhe caísse às mãos sem intervenções de outrem.
              Se a crise já existia quando o coronel Hugo Chávez se achava nas vascas da agonia, só mesmo alguém com as características de herdeiro designado que lograria conjuminar  uma tal portentosa crise.
              As causas dessa crise de fome são, na verdade, simples. Premido pela escassez de fundos em dólares ou outra moeda de reserva, o governo desvia recursos para pagamentos prioritários como os dos militares (que garantem o governo) assim como os da corrupta casta dos chavistas classe "a". Dada a insuficiência dos fundos que cobrem os gastos do regime, compreende-se  que venham por último aqueles destinados a remédios e alimentos infantis. Daí o falso enigma das prateleiras vazias nos super-mercados e nos armazéns.  O que devia ser gasto em alimentos (e remédios) é desviado para despesas prioritárias (militares e gente do regime).
                A falta de alimentos leva a gente famélica a revirar latas de lixo e quejandos, na busca de o que sobra da mesa dos ricos. E é triste reconhecê-los que quase todas as crises se parecem.   As crises passam - como as do Brasil e da Argentina.  Mas na Venezuela, é diferente. A incompetência do poder determina que elas se estendam, com a sua colheita maldita de miséria e fome.
                A má-fé  da casta chavista dominante não consegue ocultar o seu grande segredo.  Por cinco meses, o New York Times acompanha o cotidiano dos hospitais públicos venezuelanos.  Segundo os médicos, despojados de medicamentos que cruel preferência nas magras importações reserva a necessária prioridade ao exército, condestável do regime, e à classe chavista, o número de mortes por desnutrição é recorde.  Apesar dos esforços do governo Maduro,  o jornal americano  revela em reportagem de ontem que onze mil, quatrocentos e quarenta e seis crianças com menos de um ano, morreram na Venezuela, em aumento de 30% em relação ao ano anterior.  Por outro lado, 2,8 mil casos de desnutrição infantil foram verificados por médicos venezuelanos no último ano - e dessas crianças quase quatrocentas morreram.
                 "Às vezes, eles (bebês) morrem de desidratação  nos meus braços", afirma a médica Milagros Hernández,  na sala de emergência de hospital pediátrico na cidade de Barquisimeto. Ela diz que o aumento de pacientes desnutridos começa a ser notado no fim de 2016. "Em 2017, o aumento foi terrível. As crianças chegam com o mesmo peso e tamanho de um recém-nascido." Se antes de a economia entrar em colapso, quase todos os casos de desnutrição registrados nos hospitais públicos eram devidos à negligência ou abusos por parte dos pais, as coisas mudam  quando se agrava a crise, entre 2015 e 2016,e o número de casos no principal centro de saúde infantil de Caracas triplica.
                  Nos últimos dois anos a situação piorou ainda mais. Se na maioria dos países, a desnutrição grave é causada por guerras, secas ou outras catástrofes, como terremotos, - segundo a médica Ingrid Soto de Sanabria, chefe do departamento de nutrição, crescimento e desenvolvimento do hospital  - "mas na Venezuela, ela está diretamente relacionada à escassez de comida e à inflação."
                    Se por quase dois anos, o governo Maduro não publicou nenhum boletim epidemiológico ou estatísticas relacionadas com a mortalidade infantil. Em abril, porém, eis que um link apareceu subitamente no site do Ministério da Saúde, contuzindo os internautas a boletins secretos. Os documentos indicavam que 11.446 crianças com menos de um ano morreram em 2016 - um aumento de 30% em um ano.     
                      Solução dada ao problema pelo Governo Maduro: depois que os dados ganharam manchetes nacionais e internacionais, o governo declara que o site havia sido hackeado. Em seguida, os relatórios foram retirados do ar. Antonieta Caporale, ministra da Saúde, como a culpada da vez, é demitida e a responsabilidade de monitorar os boletins é passada... aos militares!  Nenhuma informação é divulgada desde então.
                       Sem embargo, médicos entrevistados, em nove dos vinte e um hospitais investigados, mantiveram ao menos algum tipo de registro. Esses médicos verificaram aproximadamente 2,8 mil casos de desnutrição somente neste ano de 2016 - e crianças famintas sendo levadas regularmente para a emergência. Dessas, cerca de quatrocentas morreram, de acordo com os pediatras. 
                        " Nunca na minha vida vi tantas crianças famintas ",  declara a médica Livia Machado, pediatra que oferece consultas grátis em uma clínica particular. 


( Fontes:  O Estado de S. Paulo,  The New York Times )

Nenhum comentário: