quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Novo tropeço de Theresa May

                              

         O gabinete de Theresa May, que perdera a maioria absoluta, mais uma vez provou do amargo cálice dos governos minoritários. Desde muito ela se recusava a comprometer-se, por escrito, a submeter as condições do brexit por escrito ao Parlamento.
          O que a May se recusava a conceder seria que as duas Câmaras votassem as condições a serem acordadas com a Comunidade Europeia.
           Depois de a Primeira Ministra muito tergiversar, o deputado Dominic Grieve, do Partido Conservador, apresentou emenda solicitando votação "verdadeiramente significativa" do Parlamento em relação ao brexit
            Essa emenda foi aprovada com 309 votos - contra 305 - o que mostra quão polêmica foi a decisão.
             Em consequência, a enfraquecida Primeiro Ministra  não logrou manter o brexit sob seu exclusivo controle.  Resta saber se, sem ter o controle do Parlamento, ela terá condições de negociar um bréxit que atenda aos interesses da Nação.
              O Reino Unido tem até 29 de março de 2019 para concluir o bréxit. Após ter chegado a acordo sobre temas-chave, como o status da fronteira irlandesa, a compensação financeira a ser paga por Londres, e os direitos dos expatriados, May  deverá viajar nessa data para Bruxelas, onde tem reunião marcada com junta de representantes da União Européia.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: