sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Como lidar com um ditador?

               

       Pode-se analisar o fenômeno Nicolás Maduro de várias formas. Tenho para mim que está sendo subestimado pela mídia e até mesmo pela classe política venezuelana.
       Comecemos por esta últimaA princípio, com a chancela do moribundo Hugo Chávez, ele logrou superar elementos mais antigos dentro do chavismo, como Diosdado Cabelloe conseguiu vencer  nas urnas (com óbvia ajuda da extra-legalidade)  a seu adversário Henrique Capriles.
        Afastado Capriles - que mais tarde seria tambem alijado da possibilidade de postular a presidência por motivos casuístas que têm a ver sobretudo com a capacidade desse líder democrático de arregimentar votos - a oposição encontrou em Leopoldo López alguém que julgou com mais força que a liderança anterior.  López terá pensado que o poder de Maduro poderia ser contestado através de passeatas e manifestações mais incisivas,
          Uma sua passeata de protesto terá tido sucesso maior do que movimentos anteriores, e por isso o sistema determinou-lhe a prisão que até hoje continua, embora atualmente sob forma domiciliar. Cumpre notar que o fenômeno Leopoldo López tem ingredientes que assustam o estamento chavistaDentre esses traços constitutivos, ressaltam a coragem pessoal, o appeal a uma liderança que recorda os membros mais radicais (os chamados autênticos) da resistência brasileira ao domínio militar.  Leopoldo tem na sua esposa, Lilian Tintori, alguém que lembra na firmeza de atitudes as matronas de Roma, no período republicano.  
           Outros líderes - ainda que de menor estatura - preferiram o caminho do exílio. Dentre esses, está Antonio Ledezma, que tinha responsabilidades na própria grande Caracas, e que fugiu - com rocambolescos detalhes para a Colômbia.
          Está amplamente demonstrado que a atual Venezuela é regime ditatorial, de que só o Dr. Pangloss[1] teria a inépcia de proclamar uma democracia.
            Nos últimos tempos, o regime neo-chavista de Nicolás Maduro fez várias opções importantes. Além de haver logrado cooptar o exército venezuelano, cujos principais oficiais lhe constituem espécie de guarda pretoriana - e gozam de vantagens inacessíveis aos políticos da oposição e da população em geral. Nesse contexto, houve a seis de agosto de 2017  tentativa de pronunciamiento em base interiorana, que foi rapidamente sufocada pela facção legalista do exército. Nessa brigada 41 (perto de Valencia) a rebelião terminou com um morto e um ferido grave.
                                                                                    
    ( a  continuar )    



[1] O dr Pangloss é um personagem do livro Candide, de Voltaire, escritor e filósofo francês do sec. XVIII.  Pangloss se caracteriza pelo grande, inabalável otimismo. 

Nenhum comentário: