terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Meirelles e a Previdência

                     

      Falam tanto das ameaças à não-aprovação da Reforma da Previdência,  que me pergunto se esse projeto - que a todos os brasileiros beneficia - pois, não creio que alguém motu proprio se exclua de participar na Previdência por objeções de princípio  - tem coitadinho alguma chance de transformar-se em lei.
       As ameaças são muitas. Comecemos pelas últimas.  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles se acredita com direito a candidatar-se à sucessão de Michel Temer. Não há qualquer dúvida que esteja no seu direito, embora uma leitura apressada das intenções de voto do brasileiro comum poria um pouco de água nessa fervura.
       Além dos baixios em que vive a popularidade de nosso Presidente, tampouco o seu Ministro da Fazenda semelha estar nas alturas.
        Não duvido da competência de Henrique Meirelles, a quem já distinguira no passado o animoso veto de Dilma Rousseff, que não o queria no Banco Central, preferindo ali ter pessoas mais cordatas e de menor personalidade.  Todos sabemos como o governo de Dilma terminaria...
         Por isso, não duvido da competência do Ministro Meirelles e do seu direito de pleitear a presidência.
          Isso posto,  me vem a Folha hodierna com manchete que há de preocupar: 'Meirelles acirra crise entre PSDB e Governo'.                          
           As declarações de Meirelles vieram em meio à discussão sobre a saída do partido da base. E com a devida vênia do jornal, completo a minha citação: "A avaliação de tucanos e aliados do Planalto é que faltou  habilidade ao ministro".
           E a isso cabe o adendo das declarações de Ricardo Trípoli (SP), líder tucano na Câmara: "Ele é candidato e  quer começar a campanha eleitoral. Começou mal. Não é por aí que convencerá os brasileiros  de que o PSDB não tem ajudado o governo".
           Com efeito, a reforma da  Previdência é questão do interesse dos brasileiros em geral, desta geração e das demais que virão.
           Não faz muito o blog publicou longo artigo em que especialistas analisaram a capacidade do Presidente Michel Temer em lidar com o Congresso, e o êxito que registrou na matéria, se cotejado com outros presidentes.
            Quero crer que, em condições normais, com as naturais dificuldades da política, o presidente Michel Temer terá possibilidade de emplacar a reforma da Previdência que interessa a todos nós, e, em especial, às gerações mais novas.
            É de toda conveniência que o interesse geral prevaleça.  Se Temer já mostrou tanta competência e habilidade em anosos e intricados problemas, conforma registrado por observadores na matéria,  não seria o caso de ter presentes os cuidados especiais que requer o feliz encaminhamento dessa questão que a tantos, mas tantos mesmo, interessa, e de deixar de lado aquilo que proverbialmente não soma e sim divide?


( Fonte: Folha de S. Paulo )  

Nenhum comentário: