segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O que é ser Oposição na Venezuela ?

               

        Diante de uma ditadura, é possível haver oposição?
        Diante de uma eleição - parlamentar, executiva - municipal - estadual ou federal - é possível haver oposição em  votação controlada pelo poder corrupto chavista?
         Qual o melhor método para enfrentar a ditadura?  Admitir-lhe as regras?  ou   negá-las, partindo da premissa de que a Ditadura só respeita aquelas regras que lhe convém?

         Premissa da discussão. O atual regime neo-chavista, sob a batuta de Nicolás Maduro, que controla  a apuração, a justiça, e as regras quaisquer que estabeleça  a seu bel prazer, pode acaso encenar votações em que o poder popular - que se expressa pelos votos legítimos dos eleitores - tem chance de realizar-se  em pleitos respeitadores da Lei que sirvam para atender à maioria do Povo e não ao corrupto grupelho pró-Maduro? e a turba que reflete a minoria ?    
           Sob a Constituinte de Delcy Rodriguez,  criada sob medida para o figurino do poder discricionário e corrupto de Nicolás Maduro, que oportunidade existe para a Oposição ordeira e vinda dos tempos da Democracia?  Nenhuma!
            A ditadura se reflete nas prateleiras vazias dos submercados e supermercados, na hiperinflação que transforma os bolívares em papel desvalorizado e humilhado, na desordem da corrupção e da transfor-mação da Venezuela em um pária internacional, sem crédito  e sem esperança,  parque ideal para o narcotráfico e a hipercorrupção. Maduro relembra a fábula de quem transforma o ouro negro do petróleo  em empresa desmoralizada e endividada,  e sobretudo pelo seu toque  que transmuta o metal precioso em cascalho.
             Agora, caberia perguntar:  É possível confiar neste homem e no que representa? Acorrer a reuniões no estrangeiro por ele organizadas para ouvir suas promessas e acreditar na sua palavra? Estão aí as velhas fábulas para mostrar aos jovens, à gente de hoje, que existe uma razão porque os países limitrófes da Venezuela  têm que lidar com o crescente afluxo de miseráveis venezuelanos,  gente do povo, que não mais aguenta viver no paraíso de Maduro!
               Se o bom senso e a geral experiência nos mostram que é impossível confiar em bandidos, desonestos e nos demais partidários de Maduro,  a situação desse país, que já foi próspero e organizado, luzindo antes como uma das duas democracias restantes na América do Sul, e hoje está transformado em verdadeira pocilga, onde a sua gente não mais tem condições de viver - diante dessas cruéis premissas, como é possível, como é crível que existam grupos políticos que se denominem  Oposição que possam não só crer, mas prestar-se às fraudes, às mentiras do Poder ditatorial instituído na pobreVenezuela?
                 A que serve brincar de democracia madurista, sujeitar-se às suas imposições cínicas, mentirosas  e dessarte fazer o jogo desta  ditadura que empobrece o Povo e condena a Venezuela a ser apenas o campo de colheita dos larápios organizados do poder madurista,  e da canalha que  se instalou na infeliz antes Terra de Bolívar ?
                   Não se pode brincar de Democracia se o juiz desse jogo se chama Nicolas Maduro! 



(Fonte:  O Estado de S. Paulo : "Eleição esvaziada fortalece Maduro")

Nenhum comentário: