segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Putin agradece a Trump

                              

         Vladimir Putin telefonou para Donald Trump a fim de agradecer-lhe pelas informações prestadas pela CIA de que o Exército Islâmico preparava uma operação suicida contra a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, em São Petersburgo.  Havia previsão de que mais  ataques contra outros locais na segunda maior cidade da Rússia também estavam previstos.
           Foi com base nessa informação que o Serviço Federal de Segurança (FSB) prendeu os militantes do E.I. que planejavam ataque suicida contra a catedral.  Outros locais seriam igualmente visados em São Petersburgo.
            De acordo com o FSB, os militantes presos usavam o aplicativo Telegram para se comunicar com os líderes do E.I. no exterior. O Telegram fora multado na Rússia, no mês passado, por se recusar a dar acesso às conversas de dois suspeitos de participação no atentado de São Petersburgo, realizado em abril, e que deixou 16 mortos e cerca de cem feridos.
              A conversa de ontem foi a segunda entre os dois presidentes desde a 5ª feira, quando eles se comunicaram após Putin haver mencionado, em entrevista coletiva de quatro horas, que a recente alta no mercado americano é um exemplo do sucesso de Trump.
               A esse propósito, a Casa Branca fez saber que o Presidente estadunidense agradecera ao colega russo pelas declarações por ele feitas "reconhecendo a forte performance econômica dos EUA".
                Putin tem afirmado que a restauração dos laços entre Washington e Moscou é vital.  No entanto, as relações entre os dois países têm as seguintes questões a fragilizá-las:  desentendimentos sobre a Ucrânia, Síria e a não-proliferação nuclear.  Outro ponto sensível é a acusação de que o Kremlin teria interferido nas últimas eleições presidenciais americanas, o que Moscou nega.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: