domingo, 1 de janeiro de 2017

Paz e festa em Copacabana ?

                            

         Já modesto passeio entre Arpoador e Posto Seis, nos mostrara que o nível de policiamento entre Copacabana e Ipanema fora drasticamente restrito.

         Assim a manchete de O Globo digital me parece estranhamente contraditória. Como 2017 surge em paz, se cresceu o número de assaltos?

          Que paz é esta para o carioca e o turista, seja estrangeiro, seja de outros estados, que vindos para admirar a tão decantada simpatia e bonomia do Rio de Janeiro, de longe ou de perto, se descobrem vítimas de bandidos com o seu uniforme habitual?

          Pensar que mundaréu de gente afugenta a mala vita é dar prova ou de muito despreparo, ou de sólida má-fé. E se nos anos anteriores o esquema funcionou, não será cortando na carne do dispositivo de segurança que se fará economia para os cofres públicos.

          Pois a experiência já havia demonstrado, e à saciedade, de que não é nem oportuno, nem sensato fazer esse tipo de poupança, cerceando no policiamento, porque a bandidagem logo se dá conta das falhas na segurança, e diante delas, ela pode voltar a agir impunemente, pois a multidão desarmada não afasta esses elementos. Na verdade, ela os atrai.

          Que paz carioca é essa, portanto, que submete  toda essa gente de branco a desconforto de tal gênero, coalhando a alva cor da paz e da esperança, com as irrequietas sombras de intrusos que repontam sempre que a autoridade fraqueja?

          Como o poder armado na mui leal e heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está submetido à autoridade estadual, não é hora de afrouxar nem desguarnecer a guarda na Cidade Maravilhosa, na noite dos fogos que marcam a presença carioca no desfile de luzes e de otimismo com que se sauda o Ano Novo! 

          Ao invés de cortar no chamado dispositivo de segurança, deve-se mantê-lo, para que a bandidagem não venha a estragar a festa da Virada. Economizar nesta hora é dar prova de tanto bom senso, quanto o de desguarnecer as defesas para a imensa maioria daqueles que vêm à Copacabana não só para festejar, mas também para contemplar a bela sinfonia dos fogos orquestrados. Decerto essa gente boa e alegre  não para cá se abala com o intúito de ser cruelmente relembrada, em hora de tais festejos,  da inépcia do Poder Público!

          Quem pensará acaso que a Autoridade competente vá desfazer do turismo e das grandes ocasiões?  Ela que não trepida em agarrar-se às próprias vantagens, não deve fazer economias na hora errada, desprotegendo cariocas e turistas vindos em paz, para saudar o Ano Novo e homenagear a grandeza de festa cujo atrativo e celebridade dependem de autoridades com responsabilidade !




( Fonte: Site de O Globo )

Nenhum comentário: