segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Técnicos do Vasco

                                 

         Não me parece muito feliz a orientação de Eurico Miranda, seja destituindo Jorginho, seja designando Cristovão Borges para substituí-lo como técnico do Vasco da Gama.
          Ao contrário do eterno rival Flamengo - que busca reforçar o respectivo plantel, ainda que apele demasiado para estrangeiros - não se distingue qualquer movimento para melhor estruturar o C.R.V.G.
          Sequer me refiro ao Vasco de décadas anteriores, que por muito tempo constituíu a base da seleção - como foi o caso em 1950, quando perdemos incrivelmente a final daquela Copa do Mundo, no flamante Maracanã (superlotado com mais de duzentas mil pessoas, subitamente silenciadas pelo incrível gol de Ghighia, a nove minutos do final da partida) - mas ao Vascão das décadas seguintes, em que colecionou inúmeros campeonatos e torneios Rio-São Paulo (então o futebol de outros estados da federação praticamente inexistia em termos competitivos).                             
             Jorginho mostrou-se um ótimo técnico, chegando mesmo quase a quebrar o record do Expresso da Vitória em termos de resultados positivos seguidos.
              Esse tipo de série positiva tende no final a afetar negativamente a equipe, que tende a ficar demasiado condicionada em manter a sucessão de resultados favoráveis (vitórias e empates), enquanto  dificulte ainda mais o feito de bater o record, a injeção de adrenalina nos times adversários, eis que a equipe  que exiba tal retrospecto tende a aguçar a oposição dos conjuntos adversários,motivados que são a quebrar a série favorável do contendor.
              E por mais que a equipe se empenhe em manter a escrita, chega o dia em que a bruxa em geral anda solta, e as balizas adversárias parecem intransponíveis, até mesmo com o requinte das bolas na trave.,,
             Apesar do plantel modesto, Jorginho logrou milagres com o Vasco, a ponto de ter recebido inúmeras ofertas para dirigir times adversários.  É de estranhar-se, portanto, e muito, que a folhas tantas o senhor Eurico Miranda, ainda que com muitas mesuras, dê a Jorginho o bilhete azul.
              Para completar o espanto, não é que Eurico contrata de novo Cristóvão Borges para técnico do Vasco?  Este treinador veterano no futebol carioca já passara pelo CRVG, sem qualquer brilho.
               Na verdade a travessia de Cristóvão pelo futebol do Rio de Janeiro se tem assinalado pela extrema discrição e tampouco parece-me que costume esquentar muito o lugar pelas equipes de que recebe a chefia.
                Assim, após dispensar Jorginho, que ganhou o campeonato carioca, e logrou livrar o CRVG de mais uma estada na Segundona - não obstante uma série de resultados estranhíssimos - o prêmio dado a Jorginho não é que foi lacônico bilhete azul?
                Entrementes, enquanto o rival adquire novos jogadores, alguns vindos do futebol estrangeiro, alguém terá acaso ouvido notícia sobre alguma contratação de peso pelo CRVG?


( Fonte:  O  Globo ) 

Nenhum comentário: