quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Castigo para James Comey?

                    

        A notícia sobre o inquérito a que será submetida a ação de James Comey, como diretor do FBI, pode servir para avaliação futura de o que foi feito para inviabilizar a candidatura de Hillary Clinton.
         Se há notícias irresponsáveis sobre a sua utilização como aliado futuro dos democratas, nessa oportunidade o que semelha de longe mais aconselhável será realizar uma devassa completa de sua ação no que tange ao uso pela candidata democrata de  computador com servidor particular de e-mails.
          A reiterada ação do diretor James Comey no que tange à comunicação para o Congresso acerca de eventuais e-mails comprometedores no computador de A.Wiener (marido separado da Huma Abedin, importante colaboradora de Mrs Clinton), foi feita literalmente às vésperas da eleição, contra todas as regras observadas pelo Departamento de Justiça.
          Os superiores de Comey tentaram dissuadi-lo de tal propósito, mas ele os desatendeu.  O professor Cole considerou a sua ação como altamente prejudicial à candidatura de Hillary Clinton, a qual, inclusive, o tem como responsável pela própria derrota.
          Comunicar mais uma investigação nos e-mails de Hillary, de forma coincidente com a votação antecipada em muitos estados, só poderia ser, como o foi, altamente danoso para a candidatura da democrata a Presidente. Não faltaram advertências de superiores de Comey no Departamento de Justiça quanto à sua ação,- que contrariava toda a tradição em termos de não interferir com investigações dessa natureza em período eleitoral - a qual, de resto, não produziria nenhuma prova contra a Senhora Clinton. Confirmava-se, assim, o acerto de administrações precedentes em não fazer investigações desse gênero durante as eleições, pelos danos irreparáveis que tais ações poderiam causar. E foi isso exatamente o que ocorreu. Hillary Clinton é de parecer que tal ação causou a sua derrota, ao confundir os eleitores durante a votação antecipada. E logrando três milhões de votos a mais no sufrágio popular, do que o adversário Donald Trump, haverá alguém que possa contestar que hoje teríamos Hillary como presidente, e não esse bufão, com todas as consequências negativas que isso trará para os Estados Unidos, a começar com o irresponsável desmantelamento da Reforma da Saúde ?


( Fonte: The New York Times )             

Nenhum comentário: