terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Temores do GOP sobre a Lei da Saúde

                          
          Longe do público, os congressistas republicanos se reuniram em Filadelfia para discutir sobre os planos de desmontar o Obamacare.
          Através de gravações que foram obtidas pelo New York Times, se vê que a atitude das bancadas de congressistas republicanos em privado é muito diversa de seus discursos públicos.
         Estes destilam ódio e menosprezo ao referido Obamacare - votado por Congresso de maioria democrata, sem colher um só voto do GOP - a que hoje a maioria republicana procura desfazer de toda maneira.
         No entanto, não fora a derrota inesperada de Hillary, e a maioria no Senado, este problema não existiria, eis que a Reforma da Saúde promulgada por Barack Obama como Lei do Tratamento Médico Sustentável vai muito bem, obrigado.
          Há mais de vinte milhões de americanos de baixa renda que dispõe do guarda-chuva da Assistência Médica dessa nova Lei.
           Movidos pelo ressentimento, os  republicanos, sem saber bem porquê, odeiam a Lei da Reforma Sanitária, talvez por ser de autoria democrata e implantada pelo Presidente Obama. Essa oposição é  postura quase animal, como se o bando político nos dias correntes deva rejeitar o que não for iniciativa dele.
           Por isso, não surpreende nem um pouco que, em particular, os representantes republicanos manifestem a própria inquietude e até mesmo medo, com a reação do Povo americano, ao ver-se despojado do popular ACA, e ter de voltar aos velhos tempos de pagar caro por qualquer tratamento mais sério de ordem clínica.

          A gravação da reunião de Filadelfia, obtida à sorrelfa, mostra a inquietude, sobretudo dos back-benchers (políticos de menor expressão), que se perguntam como vão poder explicar para o povão por que Trump veio tirar-lhes a cobertura médica barata, que é dada pelo dito Obamacare.
           Como as assertivas dos figurões do GOP de que tudo se resolverá, e que a nova maioria  logrará montar um substitutivo aceitável para a reforma médica de Obama, não podem convencer a raia miúda do Partido Republicano, eles temem ser atingidos politicamente pela previsível reação do povão, em outras palavras, perderem as cadeiras no Congresso pela irresponsabilidade de desmontar um esquema - que está funcionando - essencialmente por nada.


( Fonte:  The New York Times )

Nenhum comentário: