domingo, 15 de janeiro de 2017

Colcha de Retalhos E 2

                             
 Primeira vitória do CRVG
  

         Apesar de não jogar bem, o Vasco venceu a primeira partida contra o Barcelona ... de Guayaquil, por 2x1. Fora de forma, com muitos jogadores voltando ao gramado depois das férias do verão, a vitória no início do torneio foi um bom resultado.


Os oito anos de Obama


         Ainda é muito cedo para  avaliações de Barack H.Obama, dentre os presidentes americanos.

          A sua política de reaproximação com Cuba e o Irã constitui um ponto alto nas relações externas. Se não deu grande apoio à Ucrânia na  luta por uma real independização da Federação Russa, a aplicação pontual das sanções contra Vladimir Putin pesaram na economia russa.
          Deu, outrossim, o possível apoio à OTAN. No Afeganistão, manteve a presença americana, o que será questionado.

          Por outro lado, no Oriente Médio, os Estados Unidos têm apoiado e reforçado a campanha contra o ISIS. Destaca-se nesse aspecto o esforço americano para recuperar Mosul. Além disso, continua o esforço aéreo contra o E.I. no entorno da Síria.

          A par disso, os leitores do blog sabem da avaliação pouco favorável - inclusive na determinante negativa de incrementar ajuda militar a união síria rebelde -, com o resultado da sensível redução na participação militar na guerra da Síria. Por conta disso, os Estados Unidos foram praticamente alijados  das negociações, lideradas pela Rússia, no que tange à recomposição da Síria, com a participação protagônica da  Turquia e também do Irã, em menor grau.

           A retomada de Aleppo e o reforço do governo de Bashar al-Assad refletiram o enfraquecimento da posição americana, com os Estados Unidos não convidados para a mesa de negociações, de que participam a Rússia, o próprio cliente Assad, a Turquia, e também o Irã.

             Já às vésperas de encerrar o próprio mandato, falta menos de semana para que o Presidente Obama deixe a Casa Branca. A para de não  lograr cumprir a promessa de  retirar os presos de Guantánamo, deixa uma boa imagem para a sua Administração.

              Se a irresponsável investida do GOP contra o ACA (Lei do atendimento custeável)  poderá esvaziar a sua reforma da saúde, com danosas (senão criminosas) consequências para o atendimento de 22 milhões de pessoas (atingindo particularmente as classes mais carentes da população americana) Barack Obama não pode ser culpado pela irresponsabilidade alheia.


A  Odebrecht  vai  mudar  de  nome?


             A Odebrecht, a maior firma envolvida no Petrolão,  enfrenta a sua mais grave crise em 72 anos de história.

             Depois das delações premiadas de seus executivos - sobretudo a de seu Diretor-presidente,  Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba -  o antigo prestígio da maior empreiteira nacional caiu bastante, a ponto de a firma estar considerando até a mudança do nome.

              Assinale-se que com a Operação Lava-Jato, a prisão em Curitiba de Marcelo Odebrecht em 2015, e o acordo pelo qual o grupo afirma haver pago  mais de R$ 3,3 bilhões em propina em doze países, segundo a Folha a reputação dessa maior empreiteira brasileira chegou próxima ao grau zero.

                O único ativo intocado, segundo executivos também ouvidos pela Folha (desde que os nomes deles não fossem citados) é a eficiência técnica, nunca questionada,  apesar dos problemas éticos.
                 O que foi na prática abandonado pela Odebrecht?  Sobretudo, o  velho estádio do Maracanã, deixado em condições lastimáveis recentemente expostas pelo jornal O Globo, assim como a sua participação na hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia; também um gasoduto no Peru e a participação em área de extração de petróleo  em Angola.



(  Fontes:  Folha de S. Paulo;  O  Globo )   

Nenhum comentário: