quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Marcha-à-ré geral ?

                                    
México na berlinda?

      Enrique Peña Nieto determinou aos Consulados mexicanos nos Estados Unidos que reforcem a defesa dos imigrantes. Eles são candidatos a bodes expiatórios na ofensiva de Donald J. Trump, agora no Poder, para 'apressar' os respectivos processos de expulsão.


Encontro com Trump?

       O presidente Peña Nieto considera agora se deve cancelar encontro previsto com Donald Trump.  Em visita relâmpago do candidato republicano ao México, o primeiro round com o presidente do México teria sido inconcluso.


O muro como símbolo

        O famoso muro entre México e Estados Unidos começaria a ser levantado prontamente. Segundo o presente morador da Casa Branca, quem pagará a conta seria o México.

        Como os seus incontáveis 'antepassados' através da história (e põe eme  minúsculo nisso porque sempre vem com a decadência de quem o levanta), Trump promete dar pronto início ao que parece ser a sua obra-símbolo em termos de pan-americanismo.

        É difícil dizer por quanto tempo este muro vai durar, mas como os seus inúmeros antecessores na História, com a própria irrelevância, que na verdade marcará apenas fase de maior intensidade na sua penetração pelo temido grupo nacional a que o soberano da vez intenta barrar o caminho...


Como terminará?

         Sugere-se a Mr Trump que visite os maiores antecessores  desta magna tentativa, que, em geral, assinala período de decadência do Império da vez supostamente ameaçado.

          Assim, seriam oportunas excursões ao norte da Europa, para eventuais buscas nos enterrados bastiões que separavam o decadente Império Romano do Ocidente dos temíveis bárbaros. Estes escolheram duas rotas: a entrada clandestina nas vizinhanças, em que breve metrópole e periferia se confundiriam, ou as invasões de décadas mais tarde, quando os truques da fraqueza já eram dispensáveis.

           Outras muralhas, como, por exemplo, as do Império Chinês contra os bárbaros do Norte, hoje merecem a visita apenas pelas magníficas ruínas, pois nada mais separam.


Palpites de Curto Prazo

          A ofensiva demagógica de Donald Trump, agora na Casa Branca, continuará.  Se levá-la a termo, quem perderá não são apenas os Estados Unidos, mas também os mexicanos. 

          No entanto, se tem algum peso a investida contra a suposta parte mais fraca no entrevero, não se deve esquecer, à luz da Senhora dos Tempos, quem a perderá ao cabo,  são los Estados Unidos, eis que só a demagogia pode ser tão cega que não distingue a atração econômica e de prestação de serviços, que a presença de tantos mexicanos ao Norte do Rio Grande faz pressupor.
            



( Fonte:  A Study of History, de Arnold Toynbee)

Nenhum comentário: