sexta-feira, 8 de julho de 2016

Venezuela como Problema

                              

       Por um lado, a crise permanente do sistema interamericano, refletida na impossibilidade de a OEA encontrar uma solução, mesmo temporária, para a crise da Venezuela, mostra para bom entendedor que a crise interamericana não é uma ficção, mas sim incômoda realidade.
       Se o sistema é inoperante, mesmo diante de uma situação tão séria e profunda quanto o estado de coisas na pátria de Bolívar, não há como montar pavilhões Potenkin, para passar a delegados incapazes de aplicar à realidade venezuelana os remédios do sistema, para dar a impressão de que tudo esteja conforme a letra de o que prescreva o sistema.
       A Venezuela de Nicolas Maduro reflete a própria crise desses sistema, dada a sua incapacidade de chegar a uma solução, qualquer que ela seja.
        Por isso, literalmente estarrece que o Uruguai, por intermédio do governo Tabaré Vazquez se proponha fingir que tudo vai bem - inclusive com a incapacidade de Caracas de aplicar normas básicas do sistema interamericano por um lado, e do Mercosul, por outro, ao afirmar o governo de Montevidéu que "reitera sua posição no sentido de proceder  a passagem da presidência, de acordo com as normas vigentes do Mercosul".
         Grita aos céus que por mais desimportante que seja o Mercosul na atualidade, o governo de Caracas não tem condições políticas e tampouco econômicas no que tange à sua implementação das regras do Mercado Comum Sul-Americano de aspirar a presidir um organismo para qual lhe faltam as mínimas condições, seja de efetiva participação, seja de estabilidade interna que possa externamente refletir capacidade de representar o organismo.
          Por isso, bem fez o Ministro José Serra, que após um longo inverno traz credibilidade na política externa ao governo brasileiro, ao expressar para o governo uruguaio, e ao Presidente Tabaré Vazquez, em especial, qual é a posição do Governo do Presidente Temer, no que tange à presidência do Mercosul.


(Fonte: Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: