terça-feira, 5 de julho de 2016

Prefeito Paes busca protagonismo?

            

       Duas manchetes - as duas de 3ª Feira, mas de diferentes jornais - um de São Paulo e outro do Rio -  talvez expliquem o pugnaz e um pouco estranho comportamento do Prefeito Eduardo Paes, da cidade do Rio de Janeiro, que é responsável por boa parte do esforço olímpico, embora a segurança seja da responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro, atualmente sob a gestão do governador interino, Francisco Dornelles.
      Hoje, mas na verdade a notícia é de segunda-feira, a principal manchete da Folha de S. Paulo é "Segurança no Rio é horrível, diz Paes a um mês dos jogos", e em tipo menor, "À rede CNN prefeito critica governo fluminense pela 2ª vez em três dias".
      Já O Globo, na manchete de hoje, terça-feira, anuncia: "Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada", e no subtítulo explica: "Prefeito diz que a situação hoje é 'terrível', mas que tropas federais vão atuar nos Jogos".
      O cotejo das manchetes desses dois grandes jornais - um  paulistano , o outro carioca - , ao que parece, ajuda muito a desmontar a aparente contradição do Prefeito Paes.
      É difícil saber se Paes busca protagonismo na ribalta mundial diante do magno certamen.O Rio de Janeiro, do governador Sérgio Cabral (hoje com a Polícia Federal às portas) e do próprio Prefeito Eduardo Paes, lograra arrancar a designação em Copenhague, no estilo carioca de tudo prometer, e depois... quando já bimbalham os sinos da festiva abertura, boa parte dar como impossível, malgrado as promessas vinculantes (a despoluição da  Baía de Guanabara, e até da Lagoa Rodrigo de Freitas, entre otras cositas más) com o mau-caratismo que tão injustamente nos imputam os estrangeiros.
        Semelha árduo explicar de outra forma, as tonitruantes declarações do Senhor Eduardo Paes sobre a situação terrível da segurança no Rio de Janeiro, pela incapacidade de gestão da Administração interina do Governador interino F. Dornelles, a par de aludir à incapacidade de gestão do Governo estadual.
         Isto foi colocado no megafone mundial da CNN. Além das notícias locais, decerto inquietantes, o New York Times estampou ontem artigo de sua correspondente Vanessa Bárbara, que escreve igualmente no Estadão, com arrepiante artigo dessa jornalista. Paulista, ela veio especialmente ao Rio para relatar-nos da desídia dos trabalhadores, do atraso de muitas obras, num negro quadro das perspectivas logísticas das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Podem alguns dizer que a matéria no jornalão New York Times está feita no estilo a ele próprio, mas diante de tanta  negatividade, alguém se há de perguntar por que diabos não entregaram a responsabilidade de sediar esse magno evento à Cidade de São Paulo, que, segundo alguns professam, estaria mais capacitada a sediar as Olimpíadas. Tampouco a repórter Vanessa Bárbara nos escreve de forma a que  não se possa olvidar     que o seu artigo é escrito por uma competente profissional da dita Cidade de S. Paulo.
          De qualquer forma, voltando ao nosso gárrulo Prefeito Eduardo Paes, não se vá interpretar essa bulhenta intervenção da maior autoridade do Rio de Janeiro como uma tentativa de chamar a atenção sobre si próprio e a sua mui Leal Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
         Tudo decerto se deveria a um molesto, quiçá inevitável, mal-entendido. O que era terrível ou horrível, na verdade não passa de vítima de um desconcerto do fuso horário.
          Não se inquietem, espectadores da CNN e de sua aldeia global. Está tudo sob controle,  tanto a gestão da segurança, que a despeito do que parece vai ficar a cargo de gente do ramo, sob controle de oficiais federais, quanto a realização dos jogos, que essa nunca preocupou, eis que  está na área da Prefeitura dirigida pelo Senhor Prefeito Eduardo Paes.


( Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo, The New York Times )

Nenhum comentário: