quarta-feira, 27 de julho de 2016

Trump e a Rússia

                           

         Aludindo à operação dos hackers russos que, por ordens superiores, intervieram no processo político americano, e entregaram ao Wiki-leaks  os e-mails do Partido Democrata, com o intúito de desestabilizar o processo político americano, notadamente a Convenção democrata de Filadelfia, o candidato republicano à Presidência, Donald Trump se permitiu solicitar ao governo russo que tente desencavar os e-mails do servidor privado da então Secretária de Estado Hillary Clinton!
         Qualquer outro seria exprobrado como vendilhão da pátria, mas parece que a personagens como Mr Trump sejam permitidas e toleradas ações que ao comum dos mortais representariam causa de sérios problemas jurídicos.
          Pedir aos hackers - que não passam de agentes de gospodin Putin - que exponham os famosos e-mails da candidata Hillary, além de constituir  convite a ação criminosa, implica em outros problemas, como a incitação a interferir de modo ainda mais escrachado com a alta política estadunidense do que na operação com os e-mails do Partido Democrata.
          Por outro lado, incitar poderes estrangeiros como o Kremlin que, saudoso da antiga potência, sonha sob o punho de Vladimir V. Putin  atingir o antigo nível de adversário de Washington, a intrometer-se de tal maneira nas questões internas de Tio Sam, só pode acudir como ideia ao cérebro de alguém como Trump.
          O problema está em que Trump não é formalmente o bobo da Corte. Ele, por um capricho do destino, é o candidato oficial do Partido Republicano.  Não se desconhece que na Idade Média e no tempo do poder absoluto do soberano,  esse personagem - o bobo da Corte - cuidasse de fazer chegar aos ouvidos de Sua Majestade, sob o manto da facécia, certas verdades que poderiam interessar ao Rei conhecer.
          Mas hoje, nos poucos países em que a realeza ainda prevalece, Suas Altezas não têm mais poder algum, nem recorrem ao arcaismo desses antigos personagens.        
           Contudo, por algum capricho do destino, a esse peculiar figurante que para muitos seria apenas o candidato do Verão, tudo semelha ser permitido, inclusive declinar tolices como a sua admiração pelo Presidente de todas as Rússias, Vladimir Putin, a quem acredita possa ter como amigo...



(Fonte subsidiária: The New York Times)

Nenhum comentário: