quinta-feira, 7 de julho de 2016

Pinga Fogo

                        

Renúncia de Eduardo Cunha


      Com a voz embargada, o Deputado Eduardo Cunha renunciou hoje, sete de julho, à presidência da Mesa da Câmara dos Deputados.
      Ao ler a carta de renúncia, declarou que está "pagando alto preço por haver dado início ao impeachment".
      Como a sua posição entre os colegas deputados se enfraquecera nas últimas horas, Cunha preferiu renunciar à presidência da Câmara, mas tenta manter o mandato.
      Nesse sentido, conta com o apoio do presidente da CCJ. Vasta articulação política para encaminhar essa solução foi empreendida. Nesse sentido, espera ele reverter a decisão do Conselho de Ética.


Movimentos na Eletronuclear


        Como se recorda, o ex-presidente da Eletronuclear, Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva foi objeto do primeiro fatiamento pelo Ministro Teori Zavascki, de um processo, a princípio sob a competência do Juiz Sérgio Moro, e da Lava-Jato.
        Foi ele agora de novo preso. Estava já em prisão domiciliar devido a outras denúncias relativas à Eletronuclear. É acusado de cobrar doze milhões de reais em propina pela obra da usina nuclear de Angra 3, o que equivale a 1% do contrato da Andrade Gutierrez.
        Também em operação da Polícia Federal foi afastado do cargo de presidente da Eletronuclear o sucessor do Almirante Othon, Pedro Diniz Figueiredo. Figueiredo foi alvo de condução coercitiva, suspeito que é de interferir  em sindicâncias da estatal sobre irregularidades relativas ao antecessor.



Governo Temer desiste de nomear General para Funai

  
         Conhecido o apoio do General da reserva Sebastião Roberto  Peternelli Júnior ao golpe militar de 1964, o governo interino de Michel Temer acabou voltando atrás, e ele não mais será nomeado para a Funai.
            A estranha indicação havia partido do Partido Social Cristão, um partido nanico de direita, que é presidido pelo Pastor Everaldo.
            A despeito da insistência da equipe política do Planalto em manter a indicação do PSC (partido para o qual fora oferecido o cargo, em troca de apoio à administração peemedebista), o Presidente interino Michel Temer delegou  ao Ministro da Justiça a decisão, eis que a Funai é vinculado àquela Pasta.
              As críticas ao general, sobretudo em entidades de direitos humanos e comunidades indígenas, levaram o Ministro  Alexandre de Moraes a vetar a nomeação.
               Ainda na manhã de quarta-feira, o núcleo político persistia em não ver impedimento para a nomeação.  E um ministro saíu-se com esta: (o general) "não poderia ser penalizado por uma posição histórica (sic)".
          

( Fonte:  Folha de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: