quinta-feira, 28 de julho de 2016

Correio da Pré-Olimpíada


Do Prefeito e da Austrália

       
            A preparação das Olimpíadas deixa a desejar. É o mínimo que se pode dizer diante das confusões arrumadas pelo Senhor Eduardo Paes.
         
             Quem faz o mais, deve também cuidar do menos. Nada acontece por acaso em termos de obras e o caminho a seguir.  Nada pode ser deixado por conta da fortuna. Esquecer os procedimentos habituais, delegar para as pessoas erradas, e acreditar em milagres é um comportamento que não se deve imitar, pois tende a acabar sempre mal.

              Vamos torcer para que a experiência torne as pessoas mais sensatas.

              Não é sinal de mediocridade desconfiar da Fortuna. Dada a impossibilidade de cuidar de tudo sozinho, um bom sinal de liderança é cercar-se de gente capaz e confiável.

               Que o episódio sirva de lição. Tenho, no entanto, as minhas dúvidas, dada a natureza do personagem e os óbvios efeitos da húbris.


Exploração de Visitantes Estrangeiros


               É indispensável evitar que se torne costumeira a prática de explorar os visitantes da Olimpíada.

               Esse traço cínico de caráter que pensa aproveitar-se do desconhecimento dos visitantes para explorá-los de forma revoltante - seja em táxis, seja em hotéis ou restaurantes - precisa ser punido de forma a que esse comportamento não se torne uma segunda natureza.

               O carioca no passado sempre se distinguiu pela simpatia e a hospitalidade, nessa última compreendida uma ajuda honesta ao forasteiro que nos visita. Tratá-lo mal já é traço que não se coaduna com o Rio de Janeiro. Que dizer então de explorar pelo seu desconhecimento das práticas e preços do lugar alguém que aqui vem para render-nos a grande homenagem de confiar na terra e nos seus  habitantes?

                Cadeia para quem for apanhado explorando vilmente um turista olímpico !

             


Nenhum comentário: