domingo, 17 de julho de 2016

Novas do Inferno Turco

                                      Expurgo Generalizado por Erdogan

           
            O regime autoritário de Recep T. Erdogan logrou escapar do golpe militar.  A intentona foi organizada  por parte das Forças Armadas, e o ataque realizou-se, precipuamente em Istambul e na capital Âncara. Foram registrados 265 mortos, e mais de mil feridos. Por outro lado, as forças de segurança de Erdogan prenderam cerca de 2800 militares suspeitos de envolvimento na intentona. Acaba, de resto, de ser detido o Comandante-Geral das FF.AA. da Turquia.
         
            A Bête Noire  (besta negra)  de Erdogan, o religioso Fethullah Güllen  (que é  uma espécie de Ayatollah Khomeini ), seria o líder do movimento com extensas ramificações (como se terá verificado no putsch de ante-ontem), que foi a principal tentativa armada até hoje de livrar-se do tirano Erdogan.  Como seria de esperar, Güllen nega qualquer participação no movimento sedicioso. Por isso, Erdogan tornou a pedir-lhe a extradição ao Governo dos Estados Unidos, mas semelha pouco provável que Washington a conceda.
       
             Por outro lado, Erdogan não perdeu a oportunidade de nessa hora extrema acertar contas com o Judiciário (expurgou cerca de  2700 juízes!). Além disso, cerca de 2800 militares estão presos.

            Como também na repressão, os órgãos estatais mentem como política, é bastante difícil - dada a maneira com que o homem forte Erdogan costuma agir com seus adversários na vida pública - todas essas estatísticas divulgadas pelo regime islamo-clericalista de Erdogan devem ser vistas com cautela extrema.

             Quanto ás prisões turcas, um quadro aproximado da respectiva realidade é dado pelo filme "O Expresso da Meia-Noite", de  Alan  Parker.

             Por outro lado, obra literária que daria boa idéia da atual situação no reino de Erdogan,  é o
Inferno, de Dante Alighieri.

Um comentário:

Maria Dalila Bohrer disse...

Lendo o blog me deparo com a complexidade nacional e com a complexidade mundial ilustrada pelos ataques bárbaros à França, pelo autoritarismo do presidente da Turquia com os recentes massacres da população, pela retirada do Reino Unido da UE.Todos estes fatos me parecem um retrocesso. Porque é tão difícil a democracia avançar? Está muito difícil de entender as jogadas políticas que estão por trás do cenário mundial, mesmo lendo as matérias.
No nosso país , face ao contexto atual as Olimpíadas preocupam. Como arquiteta e urbanista, mesmo consciente de que as obras empreendidas na cidade contém irregularidades, desejo que seu legado represente crescimento cultural e urbanístico.