quarta-feira, 13 de julho de 2016

E se ela escapar ? (4)

                                 

          Na maciota, Lula vai ao Nordeste e ao seu querido Pernambuco, no intento de manter vivo o fogo que alimenta o eventual retorno da própria pupila.
         Talvez a assertiva mais sanhuda esteja numa entrevista à radio em Petrolina, no seu Pernambuco natal, de onde se retirou em um pau de arara. Se a voz é a roufenha que conhecemos, o que diz serve para manter o fogo sagrado dos movimentos sociais que sonham com o abandono das peias do presente.
          No microfone, a frase se vai desdobrando como quem se arrasta no avanço lento da forma gutural da expressão, para de repente dar o bote, ao rasgar num brusco tirante os panos que ora recobrem o desativado espaço da quase prisioneira do Alvorada.
           Para a velha raposa, não é que o momento ora está "mais fácil" para derrubar o processo de impeachment da Presidenta afastada Dilma Rousseff no Senado Federal?  Manhoso, ele vai lentamente desenrolando os próprios anéis. Como o jogador que tem poucas cartas, e por isso é delas cauteloso, pelos seus cálculos o resultado do processo está nas mãos de seis senadores.
             O blefe não é que faça parte da essência de o que ele quer transmitir. Além do microfone, o ouvinte imagina o sorriso manhoso de quem escande tais frases, como quem envolve terna, ainda que guturalmente, as aladas palavras com que o velho chefe político espera embelezar e reforçar a sua pesada pupila.
              É o que lhe sobra do vasto latifúndio, na aparência pimpante e reluzente, que repassara à própria discípula em tarde radiosa. Agora, sem privilégio de foro, ele palmilha o Nordeste natal, enquanto vai deixando pelo chão, seja as supostas mensagens, seja as próprias ilusões, que serão sempre aquelas de um náufrago do poder, em que se pode lobrigar a cansada, rugosa catadura do homem marcado, que não logra encarar o seu mundo que vê lenta, gradual e juridicamente desconstruído pelo avanço de realidade que sente não mais ter condições de controlar como dantes...


Nenhum comentário: