quinta-feira, 14 de julho de 2016

Tudo bem com a segurança?

                               
         As Olimpíadas estão aí. O problema será definir se temos a ver com simples constatação ou se é expressão de fundada inquietude.
          Vinda da França a notícia de que um brasileiro (?) cuidaria da preparação de atentado do E.I. (exército islâmico). Pensávamos acaso que não haja brasileiros nas fileiras da organização do 'califa' al-Bagdaadi? Pois parece que conterrâneo nosso deseja visitar logo as huris que, segundo dizem, esperariam sequiosas os mártires da fé.
           Dada a bagunça que aqui reina, não é de estranhar que a mistura Brasil atual x infiltração terrorista = gere inquietude no além-mar, além de alguma preocupação em Pindorama.
            Vejam, por exemplo, como o governo interino de Francisco Dornelles trata  o contingente  que para cá foi transferido para cuidar da segurança nos  Jogos Olímpicos.
             Foi tão ruim o tratamento reservado aos policiais na instalação, que muitos já consideram a alternativa de se mandar.  Eis o 'tratamento': a hospedagem é em apartamentos do Minha Casa/Minha Vida, em Jacareaguá (uma das regiões mais quentes da Cidade Maravilhosa). Com dois quartos, recém-entregues pelos construtores, as unidades não têm chuveiro, nem camas. A TV Globo mostrou ontem vários agentes carregando colchões por eles  adquiridos no 'comércio' vizinho. Não estranha, portanto, que haja muito pessoal tendo de dormir no chão. Tampouco surpreende que não tenham recebido diárias, e que estejam 'hospedados' em área vizinha a favelas dominadas por traficantes e milicianos.
              Mas o cordão de 'bondades'  não pára por aí. As declarações da autoridade responsável pela Segurança em Grandes Eventos (sic), o Sr. Andrei Augusto Rodrigues, são as seguintes: "as diárias estão atrasadas por questões burocráticas e o dinheiro sairá nas próximas horas" (sic)
              Não obstante, a burocracia pode até planejar: "os agentes que trabalharão nos Jogos começaram a ser formados há mais de ano em Brasília. Recentemente, fizeram exercícios simulados, especialmente no Parque Olímpico". É de notar-se que esse grupamento principiou a chegar ao Rio no dia cinco deste mês de julho. No momento, há três mil policiais (enraivecidos e mal-tratados) da Força Nacional na cidade do Rio de Janeiro.  E anotem! Outros três mil devem chegar para a Olimpíada. Esses agentes ficarão responsáveis pela segurança das instalações olímpicas e do entorno das áreas de competição.
              E ainda que mal pergunte: quando esse pessoal terá tratamento não burocrático, de maneira a que se preocupe também com a gente que estiver assistindo à festa olímpica? Isso  implicaria em alojamento decente e  plenas condições de funcionamento.  Sabemos que eles aqui estão para servir no Rio, mas, convenhamos, será necessário alojá-los em ásperas condições de campanha e na cercania de favelas, onde moram e atuam traficantes e bandidos? Que preparação é essa, que além  de colocar em campo gente mal-treinada, não lhes dá mínimas condições de  alojamento ?               Que qualidade de segurança pode proporcionar um agente com treinamento deficiente, mal pago, e com as condições de alojamento acima descritas ?
              As Olimpíadas podem ser no Terceiro Mundo. Só que é difícil de entender pra quê tanto realismo...


( Fonte:  O  Globo, TV Globo)

Nenhum comentário: