sexta-feira, 8 de julho de 2016

Oportunista ou Estadista?

                                

       Embora conhecido colunista haja empregado essa dicotomia como válida alternativa, só mesmo alguém fora do tempo se animaria a colocar como opção utilizável a seleção por um  dos termos acima.
       Na presente situação, a alternativa será motivo para risos, dada a total falta na atualidade de quaisquer condições para que alguém preenchendo a segunda opção surja como candidato.
       Existem pessoas probas na Câmara, como Jarbas Vasconcelos, que é do PMDB. Não excluo que se possam encontrar outros varões que venham a encaixar-se nessa categoria. Mas, só para testar essa possibilidade, não se divisa no horizonte político até o momento que venha  algum parlamentar a levantar tal candidatura.
        E como vão as coisas, surpreender-me-ia muito que isto acontecesse, ainda que de forma simbólica. eis que, mesmo sem maiores perspectivas de vencer ao Centrão, tal constituiria desenvolvimento a ser saudado com satisfação.
        Significaria, pelo menos, que o conteúdo ético continua a ser valorizado, até mesmo em  Câmara com as características da presente.
         Dentro das possibilidades do atual mundo político, pode-se  pedir ao Presidente Temer que desconheça  outras realidades que o chamado "acordão" político ?
         Para Merval Pereira, parece improvável a opção, mas para ele "o resultado da eleição para a presidência da  Câmara será uma boa medida de como vão as coisas. A vitória  de um candidato ligado a Cunha aprofundará a crise. Ganhando um nome desligado do centrão, o Governo Temer pode ter nova configuração. Somente a cassação do mandato de Eduardo Cunha para que seja julgado por seus crimes sem a proteção do foro privilegiado, será resposta apropriada da Câmara aos anseios da sociedade. "
         Nessas condições, para o colunista político de O Globo "o governo Temer poderá então começar, aproveitando a chance que recebeu, sob uma nova perspectiva histórica."


( Fonte: Merval Pereira, de O Globo )

Nenhum comentário: