domingo, 24 de julho de 2016

Olimpíadas no Rio...

     
          Pelo visto, a  Vila Olímpica sofre de afecção aguda de terceiro-mundite...  A Delegação da Austrália, recém-chegada, diz que não precisa de canguru e sim de água encanada... Por isso, ela  só pretende  mudar-se na quarta-feira... De tanto dar entrevistas sobre os efeitos da Olimpíada, e os problemas terríveis que surgiriam em outras searas, Eduardo Paes esqueceu de fazer o dever de casa, na preparação da Vila Olímpica para receber as comitivas e as equipes olímpicas estrangeiras.

           Só espero que os atletas de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos encontrem nos próximos dias lugares pelo menos com disponibilidade de um mínimo de conforto, em matéria de alojamento.

           Espero que os chefes e monitores dessas comitivas  não encontrem o que se topava, por exemplo, nas  cidades da esfera soviética, quando da  organização pelas ditas repúblicas populares de grandes conferencias ou certames esportivos.  Lembro-me de experiências em conferências internacionais em que os prédios e hotéis feitos às carreiras para receber os delegados estrangeiros apresentavam as mesmas lacunas que agora afugentaram a delegação da Austrália... Estávamos então em tempos anteriores à queda do Muro de Berlim, e as condições na Europa das chamadas republicas-irmãs  da União Soviética apresentavam tocantes similitudes com condições e práticas de Terceiro Mundo... Nada funcionava...

           O Prefeito Eduardo Paes, que passa por grande quebra-galho (como terá resolvido os problemas de Cesar Maia quando do Pan-Americano), agora terá prometido que estará tudo pronto em 48 horas...

          Não sei se teremos outros problemas.  Quando o pessoal brasileiro da segurança não encontrou o indispensável nos alojamentos, só com muita reclamação é que a questão parece ter sido resolvida. Mas era gente brasileira, portanto sem repercussão em Primeiro Mundo...

           O falante Prefeito Paes promete agora que tudo estará em ordem em 48 horas.

            Sua Excelência tem dado tanta entrevista às CNNs da  vida, assim como a agências européias, vaticinando coisas ruins em outras áreas não de sua competência... Não teria sido melhor que tivesse montado um setor de acabamento e de colocação em condições vivíveis nos alojamentos ?

             Ou será que o Senhor Prefeito Eduardo Paes terá pensado que a quota de absorção e paciência dos atletas de  Primeiro Mundo é a mesma daqueles do Pan-Americano ?

              Temos o primeiro vexame montado, com a bagunça nos trabalhos de ultimação das condições da Vila Olímpica provocando previsíveis reclamações nas comitivas visitantes.

               Diante disso, como não lembrar-se das promessas - despoluição da baía de Guanabara, limpeza da Lagoa Rodrigo de Freitas...- e agora isso ?!

               Alojamentos sem água encanada...  A gente daqui parece que não conhece o que outros chamam de vistoria...

                Ser bom de gogó pode dar a ilusão de que tudo se pode resolver.  Será que o prefeito Eduardo Paes e os demais responsáveis pela Olimpíada do Rio de Janeiro pensam que tudo podem resolver com a conversa do carioca ?

Nenhum comentário: