domingo, 3 de julho de 2016

Lembranças do Tio Adolpho (XXVI)

                        

          Teria sido para Adolpho Bloch demasiado doloroso atravessar a charneca da falência, com as suas urzes e areias, com as traiçoeiras dunas, a que recobre escassa, rasteira vegetação, que é a vestimenta de solo pobre e exaurido, onde pode esperar-te o belo horrendo das cobras corais, com os negros aneis e o vermelho espalhafatoso.
          A ambição pode levar-nos aos descaminhos de demasiados empenhos. Terá sido acaso a húbris o que levou Adolpho a empenhar os próprios bens muito além da Taprobana?
          Não creio. Na verdade, foram as cruéis Parcas que lhe retardaram o passo e lhe trouxeram o cansaço, que é o companheiro importuno da velhice.  Para sermos francos, Adolpho, apesar dos problemas cardíacos, viveu mais que os seus irmãos Boris e Arnaldo, aquele partindo com 54 anos, este com 51. O próprio paterfamilias, Joseph Bloch partira em 1953, com 84 anos.
         Adolpho era um capitão de indústrias à antiga. Carecia daquela famosa ciranda bancária para financiar as empresas. Na virada do milênio a que ele não chegaria, as bocas de suas empresas haviam crescido de forma consentânea com os desafios da então temida efeméride, para a qual, no entanto, uma firma familiar como Bloch Editores não lograva acompanhar as exigências crescentes das ávidas bocarras da televisão.
           Talvez ele tenha chegado demasiado velho em uma selva demasiado pujante e exigente, como é a televisão. Se aquele mouro houvesse aportado às costas, com uma ou duas dezenas de anos antes, haveria amealhado o capital necessário para enfrentar a concorrência - que, na verdade e em essência, seria apenas uma só.
            Coragem e audácia empresarial, ele as tinha de sobra, mas quando desceu à arena, o handicap não mais lhe era propício.
             O velho coração, que tantas passagens pelos hospitais americanos, com a esposa Lucy lhe exigira, e mais tarde, com a separação, com outra companhia, sinalizava mais exigências, que a própria condição não mais se achava em estado de atender e, sobretudo, plenamente satisfazer.
              Enquanto aqui esteve e as forças não o tinham abandonado, Adolpho responderia sempre presente aos desafios do século XXI. As cruéis Parcas, no entanto, lhe cortariam o fio existencial bem antes da hora marcada pelo novo milênio.
              Com a separação de Lucy, se ainda mantinha contato com o sempre Tio Adolpho, o relógio continuou a correr, e as eventuais passadas no prédio da rua do Russell haviam necessariamente de espaçar-se.
              Ele sempre me recebeu bem, mas crescia a sensação de que eu vagava em diversa corrente, e o tempo, esse maneiroso tratante, cuidava de forma insensível, porém ao cabo prevalente, de afastar-nos de forma tão lenta, quanto na verdade inexorável.
               Na  última vez em que o vi, deploro não ter feito os passos para atravessar o largo salão da embaixada russa em Brasília. De longe, o distingui acompanhado da sólita senhora que repontara na sua vida uns poucos anos atrás.
               À distância, pareceu-me, naquele final dos anos oitenta, muito envelhecido. A despeito do espaço que nos separava, a distância entre nós, de certa maneira imitava o desenrolar recente de nossas atividades, de que desaparecera o contato de antes.
               De longe, a sua imagem não me trazia o tio Adolpho que conhecera. Era agora um ancião, curvado pelos anos e, sobretudo, pela doença familiar. Manifestamente, encolhera. Ali não estava mais o meu tio Adolpho, mas, mesmo à distância, me ficou a impressão que ele me espiava de quando em vez.
               Era recepção diplomática. Muitos estranhos e também conhecidos com que conversamos breve, efusiva e em geral superficialmente.

                Quando me voltei, afinal decidido a procurá-lo, havia partido.                

Nenhum comentário: