quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Venezuela na Lista do Terror ?


                    

        O governo de Donald Trump está trabalhando para agregar a Venezuela à lista de Estados patrocinadores de terrorismo. Fazem parte de tal lista países incriminados de fornecerem de forma repetida "apoio a atos de terrorismo internacional".
           Entre esses estados se acham o Irã, a Coréia do Norte, Sudão e Síria - Cuba foi retirada desse grupo em maio de 2015,
            Em setembro último, legisladores americanos liderados pelo Senador republicano Marco Rubio, da Flórida, solicitaram a inclusão do país na lista.  Nesse sentido, alegaram supostos vínculos com o grupo Hezbollah,  do Libano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
             Especialistas no assunto alertam que a eventual designação de um país como patrocinador do terrorismo sem provas concretas tira a legitimidade da lista e que, para os críticos, já seria aplicada de forma inconsistente.
              As autoridades americanas não informaram se uma decisão final foi tomada, mas nos últimos dias o Departamento de Estado pediu a várias agências reguladoras opinião sobre a medida proposta. Rubio tem reclamado por postura mais severa dos EUA contra a Venezuela, que fornece apoio financeiro para o regime cubano.
                A Administração Trump não exclui que o recurso a novas medidas inclua  um embargo do petróleo venezuelano.
                 A situação da Venezuela é sanitariamente crítica. Há uma extrema escassez de remédios e alimentos, obrigando na prática a milhares de venezuelanos  a fugirem para países vizinhos (V. no Brasil, o caso de Roraima).  É notório que inexiste mais sistema de saúde na Venezuela, o que permite a doenças desde muito erradicadas a retornarem, como sarampo e difteria. 
                  Outro tema em debate pelas autoridades americanas foi o surto de sarampo, infecção respiratória extremamente contagiosa, causada por vírus que se propagou no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Peru. A esse respeito, o Brasil, com mais de dez mil casos "suspeitos" só no estado do Amazonas, considera fechar a sua fronteira com a Venezuela.
                  Por ora, "considera" é um verbo que se afigura bastante correto para definir uma situação que a pretexto de princípios e práticas que o governo Maduro ignora solenemente implica na falta de qualquer medida que possa ter efeitos práticos em salvar milhares de pessoas hoje condenadas a uma precaríssima existência  pela simples circunstância de que na Venezuela subsiste apenas a repressão em suas várias formas para garantir a sobrevivência de um regime que constitui vergonha para o gênero humano. uHH       H     Huni


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: