segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Google testa aplicativo anti-censura


                                
          A notícia é do fim de outubro, mas vale a pena de ser analisada. O Google lançou ferramenta destinada a combater a censura à imprensa em todo o mundo: o aplicativo intra  foi testado  de início na Venezuela, onde jornalistas lutam contra um governo empenhado em restringir a ação de repórteres que expõem corrupção e abusos de direitos humanos na internet. 
             Com efeito, nos últimos anos, aqueles que desejam acessar sites independentes na Venezuela se têm deparado com mensagem dizendo que o endereço não existe, um problema que a maioria atribui às medidas do governo Maduro para bloquear o acesso à informação crítica.  "É muito difícil fazer chegar notícias às pessoas", disse o Senador Melanio Escobar, um jornalista e ativista venezuelano que testou o Intra  antes do lançamento  no mês de outubro.
               O Governo controla a internet por meio da CANTV, o maior provedor de serviço on-line do país.  Segundo Escobar, empresas privadas menores seguem suas diretrizes para se manter em atividade.
                O Instituto de Imprensa e Sociedade da Venezuela,  um grupo que defende a liberdade de expressão, afirmou que, desde 2014, sites de notícia críticos ao governo recebem cada vez mais ataques. Em agosto último, um teste de quatro dias tentou acessar 54 sites e segundo os investigado-res foi detectado que quase a metade deles estava bloqueada. Nesse sentido, o Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu aos pedidos de comentário.
                Intra, o aplicativo disponível somente para Android, foi desenvolvido para  superar esse bloqueio, conectando os usuários diretamente aos servidores do Google, que acessam o sistema de nomes do domínio, uma espécie de lista telefônica da internet. Isso evita qualquer bloqueio imposto pelas empresas da internet locais e dificulta que governos e outros interlocutores  bloqueiem o acesso a determinadas páginas.

                 É de notar-se que tais práticas não ocorrem por acaso. A Veneza vive profunda crise econômica e o presidente Nicolás Maduro afirma que os Estados Unidos e outros agentes estrangeiros conspiram para tirá-lo do poder. Os jornalistas venezuelanos trabalha sob a ameaça de prisão ou processo, o que levou muitos a deixarem o país.
                  Na verdade, a pró-governo e espuriamente "eleita" Assembléia Constituinte,  foi criada em 2017 para ilegalmente "contornar" o Parlamento, que fora legalmente eleito e é controlado pela Oposição desde as últimas eleições legais e abertas. Esta Assembleia Constituinte - que não tem, portanto, qualquer apoio constitucional - aprovou uma lei, obviamente espúria, que decreta penas de até vinte anos de prisão para quem publicar material considerado "nocivo".
                    Jared Cohen, fundador e diretor da Jigsaw, uma unidade de empresa matriz da Google, afirmou que sua equipe criou o aplicativo a partir de diálogo aberto com jornalistas e especialistas em tecnologia venezuelanos sobre os obstáculos que enfrentam para publicar o seu trabalho.
                        A tal propósito, o Intra  foi lançado para todo o mundo no dia três de outubro, depois de vários meses de teste na Venezuela.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: