domingo, 25 de novembro de 2018

Governar com o Centrão ?


                    
       O que é o Centrão? É uma coalizão de partidos ditos conservadores - DEM, PP, PR, PRB, e Solidariedade -, que se instalaram no suposto centro da Câmara de Deputados, e que ajustam os próprios interesses às chamadas conveniências políticas próprias, daí a circunstância de que adotem a suposta ideologia do chamado jeitinho brasileiro, em que um acordo mesmo ruim será sempre possível, dependendo das circunstâncias.
         No entanto, o modus faciendi de Bolsonaro está alijando das conversas para a composição do próprio governo os respectivos caciques do Centrão, o que não lhes tem agradado. Como refere o Estadão, as tratativas estão sendo feitas diretamente  com deputados e as frentes parlamentares, menosprezando o "presidencialismo de coalização", em que o loteamento de cargos garantiria apoio no Congresso.

         O caso mais recente foi a sondagem a Celso Russomanno (PRB-SP) convocado para uma pasta que reúne  Esporte, Turismo e Cultura, mas sem consulta ao presidente do partido, Marcos Pereira.
          Também a indicação de ministros do DEM, Onyx Lorenzoni, Luiz Henrique Mandetta e Tereza Cristina, igualmente causou certo ruído na legenda, que por ora resiste a integrar o Governo.

           Tal 'modus operandi' pouco tradicional ameaçaria a lua de mel do presidente-eleito com o Congresso.
             Terá de haver uma composição, eis que o presidente dependerá do Centrão para a aprovação de mudanças constitucionais sine qua non, como a reforma da Previdência, que o governo Temer teve de abandonar no caminho.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: