quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Obstáculos a Nancy Pelosi


                         
          Ao contrário de um antecipado passeio para que Nancy Pelosi recuperasse a cadeira de Speaker,  surgem na bancada democrata na Câmara de Representantes vários sinais de que se estão plantando eventuais candidaturas rivais concorrentes para o posto de  Speaker. Com efeito, há alguns elementos que indicam estarem surgindo na bancada democrata diversos  pretendentes com o intuito de barrar-lhe o caminho.
            Dado o peso de sua liderança, ressalta de início o contrassenso de que se imagine razoável pensar em alguém dentro da bancada democrata, que tenha reais condições efetivas para sequer imaginar poder substituir essa enorme figura de parlamentar, com tantos anos de liderança da bancada, atividade exercida seja  nos anos magros da oposição -  e não se deve esquecer que essa grande figura de parlamentar, após o primeiro biênio de Obama perdeu posto de Madam Speaker, dada a maioria republicana advinda da eleição seguinte, e que nos pleitos subsequentes pôde ser mantido sob o domínio do GOP graças ao chamado gerrymandering dos distritos eleitorais.
               Os republicanos e a direita democrata temem a Pelosi mais por sua capacidade de galvanizar a própria atuação legislativa, e de traduzi-la em grandes realizações (apenas no biênio de Câmara democrata, foi possivel para Obama aprovar a Lei dos Bancos, a grande lei da reforma sanitária, e também os inúmeros aportes do Estímulo para setores distintos, mais atingidos pela recessão, provocada pela especulação que cercara a crise financeira das hipotecas podres subprime, e que, na prática, acarretaram a crise bancária de 2008).
               Há muito de hipócrita nessas adversárias (e também adversários) da Pelosi. Ao fingirem desconhecer a enorme contribuição dada por Nancy Pelosi para a eficácia da bancada e de suas conquistas para a gente pobre, em termos de resultados concretos, tais posturas contrárias só podem ser entendidas como insufladas pela grei republicana, ou mesmo por indivíduos, como os irmãos petroleiros, que a desejariam escanteada, para que a sua autoridade não venha a atrapalhar as suas potenciais intenções de manter a Câmara de Representantes pautada pela mediocridade e uma falta de visão de conjunto que lhes têm sido bastante útil até o presente.
              Como cogumelos de dúbio valor várias candidatas (e até candidatos) repontaram, na difícil e ingrata empreitada de barrar o caminho à Pelosi.  Quero crer que será ação que está destinada a malograr, pois essa escumalha da direita democrata - alguns dos quais pensaram lograr fazer-se eleger prometendo a eleitores supostamente indecisos que se empenhariam em barrar-lhe o caminho para a volta à speakership. É uma franja de gente democrata-conservadora, e seriam até capazes de vender a alma para amealhar mais sufrágios no grupelho conservador. Não creio que essa gente seja páreo para Nancy Pelosi, com todo o seu passado de atuação em prol do Partido Democrata, e a vasta rede consequente de grupos progressistas empenhados em assegurar-lhe  maior presença nessa Câmara legislativa, em favor de todos aqueles que não só carecem, mas implementam o ideário democrata.
                 
( Fontes:  Michael Lewis' Boomerang, The New York Times,The Washington Post )

Nenhum comentário: