quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Paisagem do Rio de Janeiro


                              

        Em um processo que, infelizmente, é demasiado conhecido, a cobertura de matas no celebrado cenário do Rio de Janeiro vai desaparecendo, sendo substituída por outras vistas, que são os casebres das favelas.
          Em priscos tempos, outros governantes evitaram que tais 'modificações' na paisagem carioca ocorressem, como na gestão de Carlos Lacerda, em que foi afastada uma favelinha que existia no Pasmado. Até hoje, permanece o mesmo cenário.
         Não foi o que aconteceu em outras plagas, não tão distantes, que já mencioná-las de pouco adiantaria, perdida que está a beleza primeva.
         Sem embargo, na Rocinha, segundo nos avisa  O Globo, outro surto de feiura avança.  O vaivem de caminhões com cimento denuncia, segundo a legenda do jornal. Sem fiscalização: aliás em tempos de Crivella, ela na prática inexiste, excluída a Opinião Pública (chegaram a construir casas de alvenaria no Jardim de Alá! até que viesse a turma (lenta) da prefeitura, acicatada pela opinião).
           E como sinaliza o jornal: Rocinha avança.  E em primeira página: o vaivém de caminhões com cimento denuncia: sem fiscalização, a Rocinha cresce para os lados e para o alto, em áreas de risco na divisa com a mata. Prédios tem até 5 andares !!!
           E durma-se com tanta diplicência, nesse acinte de menosprezo pelo Rio de Janeiro, e o que dele resta de beleza !

( Fonte:  O Globo )

Nenhum comentário: