quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Os enigmas do Brexit


                              

            O plano de Theresa May fica cada vez mais difícil de entender,  pois agora para pressionar o Parlamento a aceitar o 'seu Brexit', a Primeiro Ministra fala por primeira vez sobre a possibilidade de ficar no bloco.
             Assim, de acordo com a líder inglesa, se houver rejeição ao projeto, os britânicos poderiam permanecer na União Europeia. Essa fala de May é interpretada como uma forma de pressionar os  parlamentares contrários à sua proposta.  Não deixou, no entanto, de ser registrado que foi essa a primeira vez em que falou da possibilidade do Reino Unido permanecer no bloco europeu.
             O acordo apresentado pela líder levantou forte oposição  entre os legisladores, sobretudo aqueles do Brexit duro, em que se prevê ruptura total com Bruxelas.
              As variações induzidas sobre o significado do dito Brexit - se radical ou se condicional, são decerto elaboradas para criar possibilidades de um acordo no Parlamento, que, na verdade, seriam quase tentativas de criar fatos consumados.
                Depois do interrogatório, May atravessou a Mancha para reunir-se com o presidente da Comissão da U.E.,  Jean Claude Juncker. Contudo, o encontro não logrou êxito. Há ainda prazo para um novo encontro com Juncker, antes de submeter o acordo à aprovação do Parlamento.
                  Nenhum dos dois lados têm espaço de manobra, e May precisa mostrar que nada deixou sobre a mesa para ratificar o acordo. A Primeiro-Ministra sofre pressões dos aliados da Irlanda do Norte e mesmo da Espanha, por uma questão relativa a Gibraltar. Há muita confusão sobre a mesa - até a da pequena Irlanda do Norte e uma difusa oposição à proposta da May.
                    No entender de Amber Rudd, secretário do Trabalho, a Câmara dos Comuns não bloqueará o acordo. Há inclusive a possibilidade de um novo referendo,  para que o Brexit falhe. Houve inclusive tentativa de um golpe através de voto secreto contra a May, mas os rebeldes, sob a liderança do parlamentar Jacob Ress-Mogg nada conseguiram.
                      Se o plano da May sobreviver, o dito Brexit prevê transição de 21 meses para a separação, em que Reino Unido e UE desejam manter relações comerciais próximas, incluindo união aduaneira na Irlanda do Norte.

( Fonte: O Estado de S. Paulo  ) 

Nenhum comentário: