domingo, 18 de novembro de 2018

Os desafinos do Prefeito Crivella


                              

         A presença do Prefeito Crivella - melhor dizendo, a sua ausência - está por toda a parte desta cidade de São Sebastião do  Rio de Janeiro.
          De início, esqueçam os concidadãos em olharem para o asfaltamento das ruas e, sobretudo, para as quase inexistentes faixas que indicariam aqueles espaços aconselhados pela autoridade municipal quando os pedestres tiverem de cruzar logradouros públicos.
           Por desleixo ou por falta de tempo - não acredito que falte verba para tal tarefa - Sua Senhoria deixou de renovar a pintura no asfalto das ditas faixas, que sinalizam aos senhores pedestres que ali é o espaço para atravessar avenidas e ruas.
            O que resulta são restos quase arqueológicos do trabalho de prefeituras do passado.
              Mas no registro das atenções que essa prefeitura resolveu destinar ao carioca, cabe registrar, em ordem crescente:
              (a) Sua Senhoria parece não dar-se conta de que aumenta a olhos vistos o percentual de idosos na sua jurisdição. É esta a impressão com que o pobre habitante de o que foi a chamada Cidade Maravilhosa, quando o Prefeito, na determinação cronométrica de o que concede a tais pobres indivíduos para atravessarem com sinal verde uma avenida ou rua de grande movimento. Pois, meus ilustres passageiros do Bonde Brasil, Sua Senhoria o Prefeito concede oito segundos ! Parece brincadeira de mau-gosto, mas infelizmente é verdade: no atropelo de avenidas e ruas, para ele, oito segundos bastam para atravessar com o sinal esmeralda! Depois, vermelho para o infeliz, que a municipalidade tem pressa, sobretudo no que toca a carros e ônibus! Será que na desordem urbana - de que a Cidade dita Maravilhosa é rainha  - oito miseráveis segundos bastam? Pergunto-me se Sua Excelência tem um idoso que more no seu palácio... Será que acaso a sua idade não mereceria alguma consideração na azáfama do tráfego? Ou será que a Márcia terá providenciado que ele ande só de carro?
            (b) por onde anda a sua Polícia Municipal? São gerais as queixas de taxistas e de outros motoristas, quanto ao inusitado número de caminhões, que em horas não autorizadas se detêm nos principais logradouros, para entregarem carga ou acaso recolhe-la. Tudo fora da hora legal - se ela acaso existe - e, com desculpas pela repetição, sem qualquer atenção dos guardas municipais responsáveis! Como eles procedem - os motoristas dos ditos caminhões - com a comovente certeza da impunidade, pela falta de guardas, V.Excia. entenderá o atropelo que se cria e os decorrentes congestionamentos, que, não por acaso, acontecem nas principais artérias da sofrida Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
             (c) não quero aborrecer a Vossa Excelência (mais acima, esqueceu-me o Vossa Senhoria...), mas recordo-me agora que por méritos eventuais de antecessores seus, passou a ser atribuído ao Prefeito da que se chamava Cidade Maravilhosa o título de Excelência. Não me importo em reconhecer-lhe essa saudação que lhe seria devida, mas confesso que preferiria sentir algum mérito na atribuição dessa saudação.
              Como não pretendo desta feita mais cansá-lo com as queixas dos concidadãos da mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, aviso que na próxima oportunidade, me ocuparei de dois problemas que parecem não existir para Vossa Excelência:  o reflorescimento dos camelôs e a desordem  ciclista.
              Com meus cumprimentos e atenciosas saudações.

Nenhum comentário: