terça-feira, 20 de novembro de 2018

Risco de ruptura em barragens


                    

        Segundo noticia a Folha, cerca de 45 barragens estão sob risco de ruptura no pais.  Tendo presente a tragédia de Mariana, em 2015, de responsabilidade da Samarco (na verdade, essa empresa é de fachada da Vale do Rio Doce e da Anglo-Australiana), em desastre ecológico   que causara a morte de dezenove pessoas e que poluiu a jusante a quase totalidade restante da bacia do Rio Doce, com enormes estragos ambientais (a par dos humanos acima mencionados), tal aviso é de levar-se muito a sério.
          Os dados acima são do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), com dados relativos a 2017. Assinale-se que a maioria das barragens vulneráveis se localiza no Nordeste, notadamente na Bahia e nas Alagoas.
           Cerca de 25 dessas barragens que correm risco são de responsabilidade do poder público -  note-se que nove  já se achavam nessa condição de vulnerabilidade em 2017, o que indica que nada ou muito pouco fora feito  para a recuperação de tais estruturas.
            A coisa fica mais grave se atentarmos para a circunstância de que mesmo com o incremento de 80% no número de reservatórios vulneráveis, a Agência Nacional de Águas refere acreditar que os dados ainda são subdimensionados.

( Fonte: Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: