domingo, 25 de novembro de 2018

Judicialização da Dívida dos Estados ?


                   

       Segundo assinala o Estadão, uma série de decisões judiciais a favor de Estados está afetando o Caixa da União e já compromete a renegociação das dívidas de governos regionais.  Nesse contexto, há caso em que governadores conseguiram liminares na Justiça para tomar novos empréstimos com garantia do Tesouro Nacional, não obstante a fragilidade de suas condições financeiras não viabilizarem esse tipo de contratação.  Entende-se, portanto, que em tal contexto para conter o impacto de tais danosas decisões sobre as contas públicas, a equipe do Presidente-eleito queira fortalecer a articulação com o Judiciário.
      A "judicialização" dos tópicos relacionados aos Estados agrava a situação fiscal dos governos estaduais ao retardar as medidas dos impensáveis ajustes. Também serve de estímulo para que mais governadores  procurem a Justiça com o escopo de suspender a dívida com a União. Essa estratégia já foi adotada por Estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

        A situação do Rio e do Rio Grande, por exemplo, preocupa, pelo aumento da dívida, e que esse desregramento inviabilize a condição do Estado em pretender a normalização futura . Compõe, no entanto, o problema no Rio, o descalabro moral e ético da Alerj, que sequer encara a questão de sustar o pagamento dos honorários  e mesmo de proceder ao afastamento de três deputados condenados e presos pela Justiça do Rio de Janeiro.

( Fontes: O Estado de S. Paulo e O Globo )

Nenhum comentário: