sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Lewandowski derruba a censura ao Estadão


                    
         O caso "Boi Barrica" determinara censura ao Estado de S. Paulo, a qual durou 3.327 dias por ordem  de Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O jornal ficara proibido de publicar informações da "Operação Boi Barrica", que envolvessem  o empresário  Fernando Sarney,  filho do ex-presidente José Sarney (MDB).
         Não há muito o que festejar nesse caso.  Nas primícias desse blog, escrevi  muitas linhas contra tal imposição antidemocrática, obtida junto a magistrado do TJDF.
         Como sói acontecer em muitos casos, as questões chegam inclusive a alcançar as alturas do STF, mas por motivos que a sã razão desconhece, mas demasiado ainda presentes em tais momentos, costumam refletir realidades incômodas.
         É a regra de dar tempo ao tempo, que, por motivos que a razão sói ignorar, reúnem a força digamos jurídica necessária para prevalecer enquanto o cenário não mude de forma  radical.
          Antes tarde do que nunca, é a observação que reponta, mas ela incomoda, e muito, sobretudo porque esses triunfos quase póstumos são um ramo deveras quebradiço, quanto ao que deve ser a Justiça, que sói aparecer sob a conveniente venda nos olhos,  eis que é dita valer erga omnium.
           Não sei, dados os antecedentes, se é o caso de festejar. Para todos os efeitos, o Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, derruba a censura ao "Estado de S. Paulo".  Diga-se, de passagem, s.e.o.o, que desde muito o próprio Jornal não mais inseria nas próprias páginas  a menção de que se achava sob censura.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: