segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Ameaçado o gabinete Netanyahu


               
         O líder do partido Lar Judaico deve retirar hoje o apoio à coalizão presidida pelo Primeiro Ministro Binyamin Netanyahu. Naftali Bennett, líder do partido nacionalista religioso Lar Judaico, avisou que fará hoje pronunciamento na Knesset. Conta-se que vá anunciar a retirada do apoio prestado ao governo de Bibi Netanyahu, o que o obrigará o Primeiro Ministro a convocar eleições antecipadas.
           O governo Netanyahu começou a cair na semana passada. Na 4ª feira, o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, deixou o cargo, e retirou o próprio partido da coalizão, após o Premier concordar em estabelecer trégua com o Hamas, que controla a faixa de Gaza.  O primeiro ministro ficou então com frágil maioria parlamentar: reteve 61 assentos em total de 120.

           A situação se complicou mais na sexta, quando Bennett exigiu ser nomeado Ministro da Defesa, mas Netanyahu negou o pedido.  Sem o Lar Judaico, a coalizão fica minoritária, com dois partidos e 53 cadeiras.
           Netanyahu tentou ainda obter o apoio do Ministro das Finanças, Moshe Kahlon, do partido Kulanu, de centro-direita. Kahlon, no entanto, não concordou.

           As eleições antecipadas poderão ocorrer em março próximo, segundo a imprensa israelense.

( Fonte: O Estado de S.Paulo )

Nenhum comentário: