sábado, 17 de novembro de 2018

Colcha de Retalhos G 8


                   

O  assassinato de  Khashoggi

        A  CIA chegou  à seguinte conclusão, que leva por via indireta à individuação da autoridade responsável pela lúrida morte do jornalista Khashoggi, após adentrar o consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia.
          De acordo com a CIA, o controle exercido pelo Príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, no que tange à Arabia Saudita, é tão amplo e intenso que o assassínio de Khashoggi não poderia ser imaginado sem a sua aprovação por parte de bin Salman.

Trump e a credencial de Jim  Acosta

             Como seria de esperar, a CNN recorreu à Justiça Federal na questão da retirada da credencial de Jim Acosta, seu representante junto à Casa Branca, e que Trump, após um diálogo mais ríspido com aquele repórter, mandou retirar-lhe a dita  credencial.
               Diante do caráter inconsueto dessa decisão, que recende a um olor típico do autoritarismo, que não é usual nas terras de Tio Sam, a  CNN - cuja atitude de distancia- mento crítico em relação à gestão de Donald  Trump deve ser assinalada -  nesta terça-feira decidiu  levar o caso à Justiça.
                Nesta sexta-feira, dezesseis de novembro, Acosta  obteve a devolução da credencial, em caráter liminar (provisório). A propósito, a Casa Branca informou que devolverá temporariamente as credenciais de Acosta. Por seu lado, o presidente ameri-cano afirmou que o governo está escrevendo "regras e regulamentos" para os repórteres.
                 Comentando o caso, disse Trump  que "as pessoas precisam se comportar".  Conforme assinala a correspondente "o resultado nesta primeira etapa é uma vitória da CNN e dos meios de comunicação, mas ainda limitada." A CNN  argumentou que Trump e outros cinco funcionários violaram a 1ª emenda à Constituição americana, que assegura a liberdade de imprensa, e a 5ª emenda, que assegura o devido processo legal - por retirarem a credencial sem aviso prévio.
                     Sem dúvida, a decisão da CNN de levar o caso à Justiça, processando diretamente  Trump e assessores, representa uma escalada na atmosfera de tensão entre o governo e os meios de comunicação. Nesse sentido, o presidente tem rotineiramente qualificado de fake news reportagens das quais discorda, e criticado os jornalistas. Até a Fox, que é de direita, entrou na Justiça com a CNN e outras emissoras no dia treze contra o presidente e cinco integrantes do Governo para contestar a revogação da credencial.  


( Fontes: The New York Times; O Estado de S. Paulo  )

Nenhum comentário: