terça-feira, 20 de novembro de 2018

Uruguai aceita avaliar asilo a Alan García


                             
      O presidente Tabaré Vásquez, do Uruguai, aceitou avaliar o pedido de asilo político feito pelo ex-presidente peruano Alan García, acusado de corrupção envolvendo a empresa Odebrecht.
       Alan García buscou refúgio no sábado,  na residência do embaixador uruguaio em Lima, poucas horas depois de haver sido impedido pela Justiça de abandonar o país.
        Inquirido pela imprensa, o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, disse que o governo uruguaio aceitaria processar o pedido em apreço, mas não esclareceu se o asilo em tela será concedido.
       Ainda a respeito, o gabinete de Tabaré Vásquez divulgou nota pela qual declara que "espera informações sobre o caso prometidas pelo governo peruano, antes de tomar uma decisão."
        Mais tarde, o presidente do Peru, Martin Vizcarra, conversou na noite de domingo com Vásquez. Vizcarra argumentou que indícios no processo levaram a Procuradoria a impedir García de deixar o país.Vizcarra pediu a Vásquez que pondere os detalhes do caso, mas prometeu respeitar a decisão uruguaia.
         Fontes do Ministério Público acreditam que, caso seja autorizado a deixar o país, García poderia repetir o que fez em 1992, quando se refugiou na Colômbia e depois na França até que as acusações sobre a corrupção em seu primeiro governo (1985-1990) prescrevessem. Ele retornou ao Peru em 2001 e se elegeu quatro anos depois.
         Por sua vez, o ex-Presidente Alan Garcia declarou: "Tudo isso é cortina de fumaça para distrair o país da falta de emprego, alta dos preços e estagnação econômica".
        Em termos de direito de asilo, prática tão comum em nosso Continente, não é praxe que o Estado que concede o asilo venha a fundamentar sua decisão em consulta com o Estado que ameaça de prisão a autoridade eventualmente incriminada. Se tal fosse a prática, essa concessão especial, tão característica da América Latina, se tornaria praticamente inviável...

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: